Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/12/19 às 10h27 - Atualizado em 12/12/19 às 10h27

Sejus debate reflexos do sistema prisional na primeira infância

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) esteve presente na reunião técnica que debateu com especialistas o tema crianças e o cárcere e os efeitos do sistema prisional no desenvolvimento da primeira infância.

 

O objetivo foi elaborar um diagnóstico sobre a relação de crianças na primeira infância com o cárcere, a partir do processo de privação de liberdade de um de seus genitores. Englobou tanto aquelas que se encontram no cárcere com as mães, quanto as que acessam a prisão na qualidade de visitantes.

 

O plano de trabalho sugerido na ocasião apresentou uma primeira frente de análise de políticas públicas penitenciárias voltadas ao tema. Trata-se de uma primeira investigação, que deve ser ampliada, para que se possa acompanhar a trajetória das crianças marcadas pela experiência com o cárcere e como as políticas públicas afetaram suas vidas.

 

Foram promotoras do evento o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Pela Sejus participaram representantes da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes (SUBPCA).