A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (04), o edital de abertura para o processo seletivo de composição do Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial (CODIPIR). No total, 22 vagas serão divididas entre titulares e suplentes ao biênio 2021/2023. Para participar, os candidatos devem efetuar a inscrição, presencialmente, até o dia 05 de março no prédio da Secretaria, localizado no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN).
Para o Subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial Diego Moreno, “A criação do Conselho demonstra o compromisso do Governo do Distrito Federal com o fortalecimento da gestão e ações de enfrentamento e combate ao racismo, possibilitando assim, o aumento do investimento financeiro nas políticas públicas para a temática de igualdade racial.“
Poderão participar entidades, instituições, organizações não governamentais (ONGs), associações e outras que tenham comprovação de no mínimo 3 anos de existência e atuação na promoção da igualdade racial. A composição dos representantes da sociedade civil deve priorizar as comunidades negras, indígenas, de matriz africana, cristãs e os povos ciganos.
Na hipótese de não haver número de entidades inscritas suficiente para ocupar as vagas prioritárias, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência e serão preenchidas pelas demais entidades, observando a ordem de classificação.
O processo de seleção será composto por três etapas: inscrição, habilitação das candidaturas e seleção dos representantes da sociedade civil. Sendo assim, a seleção será conduzida por Comissão de Seleção constituída por meio de Portaria a ser editada pela Sejus.
Serviço
Processo seletivo do Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial (CODIPIR)