Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/07/19 às 14h14 - Atualizado em 29/07/19 às 14h44

Sejus é convidada a participar do Fórum Econômico das Diásporas Africanas em Togo

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) foi convidada a participar do Fórum Econômico das Diásporas Africanas que vai acontecer nos dias 28 e 29 de novembro deste ano em Lomé, capital do Togo. O convite foi feito por Eyana Edjaide, encarregado de negócios da embaixada togolesa em Brasília, durante jantar realizado na última sexta-feira (26/7) com a presença do Subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Sejus (SDHIR), Juvenal Araújo.

 

Durante o Fórum, segundo o Subsecretário Juvenal, serão debatidos meios de cooperação nas políticas de promoção da igualdade racial. “Para a Sejus, é muito importante o estreitamento dos laços culturais e econômicos com o Togo visando o benefício dos dois países”, ressaltou Juvenal Araújo. Ele acrescentou, ainda, que o representante de Togo mostrou interesse em se unir às comemorações do aniversário de Brasília, pois no mesmo mês o país celebra sua independência.

 

Declaração Universal dos Afrodescendentes

 

Segundo o Subsecretário, um dos objetivos dessa parceria é que o Togo se junte ao Brasil na luta pela criação da Declaração Universal dos Afrodescendentes. Essa Declaração, destacou ele, é uma das principais ações a serem realizadas na Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024), instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Também estiveram presentes na ocasião o assessor especial da SDHIR, Diego Moreno e a coordenadora de Políticas de Promoção e Proteção dos Povos e Comunidades Tradicionais, Edcleide Martins Honório, dentre outros convidados.