Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/02/20 às 16h55 - Atualizado em 17/02/20 às 16h55

Sejus e Luminart firmam parceria para incentivar empreendedorismo em regiões carentes do DF

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e o Instituto Cultural e Social (Luminart) firmaram parceria para realização do Projeto Super Empreendedores. O objetivo é incentivar o ideal empreendedor nas escolas públicas de ensino médio onde são atendidos adolescentes e jovens, preferencialmente negros e negras, das regiões selecionadas.

 

O público-alvo direto será constituído por jovens, sendo 50% das vagas destinadas a negros, alunos do ensino médio do sistema público de educação do Distrito Federal, residentes nas regiões administrativas do Itapoã, Sol Nascente e Pôr do Sol, além da equipe pedagógica da instituição responsável pelos jovens, entre professores e demais, com idade até 17 anos.

 

O projeto funcionará como ferramenta para o crescimento individual e profissional do estudante, oferecendo alternativas reais a partir de mentorias em um processo de incubação, originando uma feira por localidade para networking e empreendedorismo de mesmo nome do projeto. Quanto às comunidades, estas passarão a ter um novo olhar sobre o potencial de seus jovens e se fortalecerão a partir do investimento nos mesmos, respeitando sua história e cultura, sua identidade coletiva.

 

Para o subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Sejus, Juvenal Araújo, “as situações e carências regiões selecionadas, em seus mais distintos aspectos, trazem a necessidade de novas possibilidades aos personagens que compõem o público dessas regiões”.

 

Para ele, “garantir o combate à evasão escolar a partir do oferecimento de propostas interessantes ao desenvolvimento intelectual e também profissionalizante, é comprovadamente um instrumento de significativos avanços sociais. Logo, preenchem o tempo ocioso do contraturno escolar de maneira produtiva e empolgante em uma fase da vida onde o adolescente está em processo de autoafirmação e tem a necessidade de realizar sonhos, sentir-se importante, capaz, reconhecido pelas pessoas ao seu redor”.