22/11/19 às 13h03 - Atualizado em 22/11/19 às 13h05

Sejus e Secretaria de Educação promovem III Seminário de Enfrentamento às Drogas nas Escolas

Com o objetivo de promover a capacitação de professores, orientadores educacionais, psicólogos, pedagogos e conselheiros tutelares sobre a execução das políticas sobre drogas no contexto escolar, será realizado o III Seminário de Enfrentamento às Drogas nas Escolas na segunda-feira, 25/11, no Gama. Com o tema Drogas: Prevenção e Ação, a ação é fruto de uma parceria realizada entre a Secretaria de Justiça e Cidadania e a Secretaria de Educação.

O seminário já ocorreu em Ceilândia (junho/2019), Planaltina (setembro/2019) e, neste mês, contemplará três Coordenações Regionais de Ensino: Gama, Recanto das Emas e Santa Maria.

O seminário será aberto às 9h pelo subsecretário de Enfrentamento às Drogas da Sejus, Robrigo Barbosa; pelo subsecretário de Educação Básica da SEE, Helber Ricardo Vieira; pela coordenadora da Regional de Ensino do Gama, Cassia Maria Marques Nunes; pelo coordenador da Regional de Ensino do Recanto das Emas, Leandro Freire Lima;  e pelo coordenador da Regional de Ensino de Santa Maria, Augusto César da Silva Freire.

O evento acontece ao longo do dia, com previsão de término às 16h, e serão abordados os seguintes temas: A Prevenção do Uso de Drogas em Escolas Públicas: Como Criar um Contexto de Confiança, tendo como painelista Maria Lizabete Pinheiro de Souza, da FioCruz. O projeto Sem Drogas é Curtição, com Drogas é Ilusão será abordado por Moisés Marcial Carvalho, professor da Secretaria de Educação do DF; o Programa de Atenção ao Dependente Químico (PADQ) terá como expositor Paulo Eduardo Barcelos Strack, coordenador do Programa PADQ, SUBSAÚDE.

Ainda, programas “Drogas: Prevenção e Ação” e “Educação para a Paz”, que terão como palestrantes Rodrigo Barbosa, subsecretário de Enfrentamento às Drogas, e Júlio César Moronnari de Souza, diretor de Educação do Campo, Direitos Humanos e Diversidade da SEE.

Após o intervalo de almoço, serão os seguintes os painéis: Drogas, Escola e Sociedade – Reflexões necessárias, com o professor Pedro Henrique Antunes da Costa, da UnB; o Conselho Tutelar no Enfrentamento às Drogas, por Fábio Ferreira Martins Silva, coordenador de Apoio aos Conselhos Tutelares, e Atos Infracionais análogos aos Crimes de Uso e Tráfico de Drogas, por José Carlos Medeiros de Brito, Conselheiro do Conselho de Políticas sobre Drogas do Distrito Federal. Depois do encerramento terá sorteio de livros.

O seminário acontecerá no Centro de Ensino Médio 01 do Gama, EQ 18/21 Ae, Setor Leste.

Clique e veja o cronograma