Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/19 às 13h42 - Atualizado em 20/03/19 às 14h07

Sejus faz ação em Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF) realiza na próxima quinta-feira (21) uma ação comemorativa ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Denominada ‘O Combate ao Racismo Contemporâneo e a Busca pelo Respeito’, é dirigida a jovens adolescentes do Programa Jovem Candango. A atividade acontecerá por meio de palestra educativas e informativas, com o intuito de informar mais sobre o tema e os meios para denunciar qualquer forma de discriminação. Das 9h às 12h, na sede da Fundação Palmares (SCS, Edifício Toufic, Qd 02, Bloco C, n° 256).

 

Para o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, é notório que a população negra é a mais afetada pela desigualdade e pela violência no Brasil. “Ao ser confrontado com as estatísticas, o racismo brasileiro, sustentado em três séculos de escravidão, revela-se sem meias palavras”, disse.

 

No mercado de trabalho, pretos e pardos enfrentam mais dificuldades na progressão da carreira, na igualdade salarial e são mais vulneráveis ao assédio moral, afirma o Ministério Público do Trabalho. De acordo com o Atlas da Violência 2017, a população negra também corresponde a maioria (78,9%) dos 10% dos indivíduos com mais chances de serem vítimas de homicídios.

 

Histórico

 

A criação deste dia foi proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), motivada em memória ao “Massacre de Shaperville” ocorrido em 21 de março de 1960. Nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe” que obrigava a população negra a andar com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Na ocasião, tropas militares do Apartheid atacaram os manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir uma centena de outras. Em homenagem à luta e à memória desses manifestantes, o Dia Internacional contra a Discriminação Racial é comemorado em 21 de março.

 

O evento se dará através da Diretoria de Monitoramento ao Racismo, da Subsecretaria de Políticas Igualdade Racial, e pela Coordenação de Diversidade da Subsecretaria de Direitos Humanos. É mais uma ação da Sejus, em parceria com a Fundação Cultural Palmares, e contará com a presença de autoridades e representantes das áreas afins.