Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/03/19 às 16h16 - Atualizado em 1/03/19 às 16h18

Sejus faz campanha de combate ao preconceito e proteção a grupos vulneráveis em blocos de Carnaval

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) promoverá ação de conscientização sobre respeito aos direitos da população LGBT, combate ao racismo, proteção a crianças e adolescentes e outros temas de direitos humanos em dois blocos durante o Carnaval. O primeiro será o bloquinho “Mamãe, me Carrega”, que é voltado para o público infantil e está marcado para domingo (3), no parque da 104/105 Sul, a partir das 9h. O segundo evento acontecerá na segunda-feira (4), no Estádio Nacional Mané Garrincha, onde se concentrará o bloco “Encosta que Cresce”, a partir das 15h.

 

Equipes de servidores da Sejus-DF e de outros órgãos do Governo do Distrito Federal parceiros dessa iniciativa estarão nos locais de concentração dos blocos, entregando materiais da campanha e conversando com os foliões.

 

“Temos que aproveitar esses espaços para orientar e conscientizar os foliões sobre a importância de se proteger e respeitar os públicos mais vulneráveis, que ficam ainda mais suscetíveis a situações de violência e preconceito durante grandes festas. O nosso objetivo é que o Carnaval do Distrito Federal deste ano seja marcado pela tolerância e pelo respeito”, explicou o Secretário de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Gustavo Rocha.

 

A iniciativa faz parte da campanha digital “Respeito à Cidadania”, da Sejus, que aborda vários temas: “Criança: Respeite e Proteja!”; “Xô, racismo”, “Preconceito? Tô Fora!”; “Tire a máscara do preconceito” e “Abafe seus preconceitos! Não à LGBTfobia! Abane a alegria! Drogas, tô fora”. Os materiais também divulgam os canais de denúncia, como o telefone das delegacias da Polícia Civil e o 156.

 

Entre os parceiros da campanha estão: Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), a Polícia Militar, o Metrô-DF, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e as secretarias de Educação e Segurança do DF.

 

Serviço:

Bloco : Mamãe me carrega
Data: 3/3
Horário: A partir das 9h
Local: Parcão da EQS 104/105 sul – Asa Sul
Programação: Contação de histórias, oficinas de máscaras carnavalescas e plantio de mudas, show da banda “As Chiquitas e os Bacanas”, oficina de instrumentos musicais e brincadeiras de rua, piquenique coletivo, sorteio de distribuição de brindes.

 

Bloco Encosta que Cresce
Data: 4/3
Horário:15h
Local: Estádio Nacional Mané Garrincha
Programação: Distribuição do material da campanha.

 

Leia também...