Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/19 às 16h00 - Atualizado em 27/11/19 às 16h00

Sejus leva orientações sobre prevenção ao uso indevido de drogas a São Sebastião

COMPARTILHAR

 

Mais de 200 estudantes do Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIC) de São Sebastião participaram nesta quarta-feira (27/11) de ações de prevenção ao uso indevido de drogas promovidas pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). A atividade, coordenada pela Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas da Sejus, é fruto do Programa “Drogas: Prevenção e Ação”, que leva às escolas e comunidades do Distrito Federal atividades educativas de enfrentamento às drogas.

 

Os jovens participaram de uma dinâmica de interação que consiste em elaborar perguntas que eram depositadas na “caixa da prevenção”, uma ferramenta pedagógica utilizada para estimular a participação do público. O objetivo é desenvolver o protagonismo estudantil e fomentar valores para a promoção de saúde.

 

Ao final da roda de conversa parte das perguntas depositadas na caixa foram lidas e respondidas por especialistas e pela própria comunidade escolar. As demais questões foram entregues à orientação educacional da escola como sugestão de continuidade do trabalho, de acordo com os anseios e as necessidades expressas.

 

“Reconhecemos a importância do trabalho da orientação educacional no processo de prevenção ao uso indevido de drogas nas escolas, por isso, a Sejus tem investido em um trabalho conjunto com o Serviço de Orientação Educacional da Secretaria de Educação”, ressaltou o subsecretário de Enfrentamento às Drogas da Sejus, Rodrigo Barbosa.

 

Para Pollyana Saldanha, orientadora educacional da CAIC, as escolas precisam de apoio e intervenções de enfrentamento à situação de drogas nas escolas. “Ações como essa enriquecem a dinâmica da escola”, destacou.