Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/06/19 às 17h01 - Atualizado em 14/06/19 às 17h03

Sejus mais perto do cidadão amplia ações para atender população de Brazlândia

COMPARTILHAR

 

O programa Sejus mais Perto do Cidadão começou a atender, nesta sexta-feira (14), a população de Brazlândia, que foi beneficiada com a inclusão de novas ações na iniciativa promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), em parceria com as administrações e diversos órgãos do governo. Além dos serviços oferecidos na Candangolândia, Paranoá e Planaltina, cidades já contempladas pelo programa iniciado em março, Brazlândia contou com políticas para prevenção à violência contra mulheres, educação no trânsito, assistência social e saúde.

 

“Nosso objetivo é aproximar os serviços públicos da população. O SEJUS mais Perto do Cidadão é um programa novo e queremos sempre aprimorar os serviços prestados e o número de parecerias nessa iniciativa que leva cidadania para as pessoas”, explicou o Secretário da Sejus, Gustavo Rocha.

 

Entre os novos parceiros da Sejus-DF está a Secretaria de Saúde, que levou para o evento aferição de glicemia e pressão arterial, orientações sobre alimentação saudável, combate à dengue e prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. “É muito importante a saúde estar presente nesse tipo de evento. O dia foi um sucesso. Atendemos mais de 100 pessoas apenas na aferição de pressão arterial e glicemia. Muita gente vem fazer o teste por curiosidade e acaba descobrindo que tem pressão alta ou está com pré-diabetes. Portanto, é uma ação de prevenção importante”, avaliou a nutricionista da Secretaria de Saúde, Ana Hack. A aposentada Maria da Conceição Silva, 74 anos, foi uma das moradoras da cidade que aproveitou a manhã desta sexta-feira para checar a quantidade de glicose no sangue e a pressão arterial. “O exame mostrou que minha glicemia tá alta. Fiquei surpresa quando a médica disse que posso ter pré-diabetes. Ela também me orientou a mudar minha alimentação, reduzir o arroz e o pão”, disse.

 

Outra novidade que agradou a população foi a ação de educação do Detran, que levou jogos educativos, orientações sobre leis de trânsito e óculos virtual de simulação de estar dirigindo com efeitos de álcool. O pintor Amauri Souza, que foi ao local para tirar a segunda via da identidade, aproveitou para fazer a simulação do Detran enquanto esperava atendimento no Na Hora. “Foi uma sensação horrível. Depois desse teste, vou ter mais consciência que não dá pra beber e dirigir”. Para a representante do Detran, Maria Isaltina, o evento representou uma oportunidade para conscientizar a população e levar informações básicas das regras de trânsito.

 

O Centro de Referência de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social também marcou presença no evento em Brazlândia. A equipe fez atendimento para isenção da taxa de 2ª via da identidade para pessoas em situação de vulnerabilidade e verificou a situação de pessoas idosas ou com deficiência que estão com Benefício de Prestação Continuada (BPC) bloqueado. Juntamente com o CRAS, o Centro de Convivência de Brazlândia fez inscrições de adolescentes de 15 a 19 anos ou idosos em atividades de lazer e esportes.

 

A Sejus contou ainda com a parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres do DF, que disponibilizou a Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher para o evento em Brazlândia. A unidade ofereceu atendimento psicológico e social para vítimas de violência.

 

A programação desta sexta-feira contou com o atendimento do Na Hora, Van de conveniência móvel do BRB e Procon. As pessoas com deficiência conseguiram informações sobre seus direitos e ofertas de vagas de trabalho com recebimento de currículos. Foi realizada também a Distribuição de material informativo sobre direitos da comunidade LGBT, dos idosos e orientações dos conselheiros tutelares.

 

E mais, informações sobre cumprimento das medidas do sistema socioeducativo; oficina de grafite e HIP HOP sobre o não às drogas. Orientação sobre comunidades terapêuticas e aplicação de enquete para traçar perfil da comunidade; ações para atender vítimas de violência e Feira de Talentos (exposição e venda de produtos de pessoas vítimas de violência). E, ainda, venda de produtos fabricados nas oficinas das unidades prisionais. A Ouvidoria da Sejus recebeu reclamações e sugestões e servidores poderão esclarecer sobre serviços funerários. Também teve venda de hortaliças e oficina de música, das 9 às 12 horas.

 

Neste sábado, a população terá acesso a várias atividades. As ações em Brazlândia acontecem no Estacionamento da Administração Regional local, St. Tradicional Q 16 – DF.

 

Sábado – No sábado, 15 de junho, a programação se repete, acrescida dos serviços de corte de cabelo, maquiagem e designer de sobrancelha: das 10h às 15h. Também haverá ampla programação cultural com oficinas com instrumentos, apresentação de DJ’s e grupos regionais; exposição de grafite e Museu das Drogas. Atividades para crianças e adolescentes terão pintura de rosto e brinquedos infláveis. E o Procon oferecerá curso para micro e pequenos empresários, das 14h às 17h.

 

Parceiros – São parceiros desta ação além da Sejus, as secretarias da Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão; de Educação, Saúde e de Segurança do DF. Serviço de Limpeza Urbana -SLU; Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB; Companhia Energética de Brasília – CEB; Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN; Polícia Civil do DF; Polícia Militar do DF; Corpo de Bombeiros Militar do DF; Banco Regional de Brasília – BRB; Correios; Defensoria Pública da União – DPU; Defensoria Pública do DF; Superintendência Regional do Trabalho do DF; Polícia Rodoviária Federal; Superintendência do Sistema Penitenciário; Tribunal Regional Eleitoral – TRE/DF; Receita Federal; Transporte Urbano do Distrito Federal; Instituto Nacional de Seguro Social – INSS; Justiça Federal; Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios – TJDFT; Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – CODHAB.