8/11/19 às 19h19 - Atualizado em 8/11/19 às 19h20

Sejus mais Perto do Cidadão contempla população do Itapoã

As ações de prevenção às drogas para crianças e adolescentes marcaram o primeiro dia do Programa “Sejus mais Perto do Cidadão” que começou nesta sexta-feira e segue até sábado (09), no Itapoã, das 9 às 17h. Muitas crianças participaram de brincadeiras sobre esta temática e mais de 20 adolescentes estiveram na roda de conversa que aconteceu no local para debater o tema.

Capitaneado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), o evento reúne todo mês, em uma cidade administrativa do DF, vários serviços do Governo do Distrito Federal, de graça. Esta já é a nona edição do programa com a oferta de serviços do Na Hora, do Procon, ações de saúde, da Ouvidoria, Feira de Talentos, brinquedoteca e muito mais. Intervenções educativas e de conscientização sobre direitos humanos também acontecem nos eventos que a cada edição contam com maior número de participantes.

Nas ações desta sexta-feira, Daren, o mascote da Polícia Militar, do Programa Educacional de Resistências às Drogas, fez a festa da criançada com ações lúdicas educativas.Já os adolescentes debateram o tema com integrantes da Subsecretaria de Prevenção às Drogas da Sejus, do Conselho Tutelar e da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo.

As tendas com ofertas de serviços de saúde tiveram boa movimentação. Os serviços do Na Hora promoveram filas nas frente da sede da Administração Regional. Mas todo mundo ficou feliz com a iniciativa. “É muito bom trazer os serviços para perto de nós”, disse Sofia de Jesus, depois de ser atendida pelo Na Hora.

São parceiros desta ação: Administração Regional do Itapoã e as secretarias da Juventude e de Atendimento à Comunidade, da Agricultura e da Saúde. Defensoria Pública do DF; Polícia Civil do DF; Tribunal de Justiça do DF e Territórios; Correios; Banco Regional de Brasília – BRB; Companhia de Saneamento Ambiental do DF – Caesb; Fundação Regional de Assistência Oftalmológica (FRAO), Fundação Zoológico de Brasília, Instituto Rita Trindade.