Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/08/19 às 10h24 - Atualizado em 15/08/19 às 10h24

Sejus mais perto do Cidadão já movimenta São Sebastião

COMPARTILHAR

 

Atividades do “Sejus mais perto do Cidadão”, programa da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), em parceria com diversos órgãos do GDF, que será realizado na próxima sexta (16/08) e sábado (17/8) em São Sebastião, já começaram a mobilizar a população local, com palestras e ações em escolas da cidade. A programação começou com bate-papos e atividades de música e esporte sobre drogas, bullying, automutilação e depressão para estudantes.

 

Nesta quarta-feira (14), foram beneficiados 158 adolescentes dos Centro de Ensino Médio 01 e do Centro Educacional São José com palestras sobre bullying, ministradas pela Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência. “O Sejus mais perto do Cidadão é uma oportunidade para entrarmos em contato com esses adolescentes, levando informação e orientações sobre assuntos importantes que fazem parte da realidade deles”, explicou a subsecretária Juciara Rodrigues.

 

O tema de prevenção às drogas foi abordado no Centro Educacional São Francisco, onde 100 estudantes participaram, nesta quarta-feira, de apresentações artísticas e oficina de grafite do Projeto RAPensando, que utiliza a Cultura Hip Hop no enfrentamento às Drogas. Na sexta-feira (16), será levada a oficina de Jiu Jitsu contra as drogas para estudantes do Caic. De acordo com o subsecretário de Enfrentamento às Drogas, Rodrigo Barbosa, a escola é um espaço social que fomenta valores para a promoção de uma cultura que valoriza a saúde e a qualidade de vida. “Levar, às escolas, o conhecimento sobre o uso indevido de substâncias psicoativas e seus efeitos é investir num trabalho educacional efetivo para a prevenção às drogas”, defendeu o subsecretário.

 

Já os adolescentes do Centro de Ensino Fundamental Miguel Arcanjo participaram de um bate-papo sobre bullying, automutilação e depressão com a psicóloga Adrianna Reis, promovido pela Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes e o Programa DF Criança.

 

“Nosso objetivo é conversar, sensibilizar e conscientizar os jovens para esses problemas tão presentes nos dias de hoje“, destacou a subsecretária Adriana Faria. Para a chefe da Unidade de gestão do Programa DF Criança, Lívia Magalhães, “nossas crianças e adolescentes precisam ser acolhidos e ensinados a acolher quem sofre em silêncio. Conhecer a si mesmo, pedir ajuda e ter empatia são lições essenciais para o combate e prevenção da violência e do sofrimento psíquico”.

 

Nos dias do evento diversos serviços à população serão oferecidos pela Sejus. A Subsecretaria de Política para crianças e adolescentes realizará várias atividades recreativas, como: oficinas e apresentações artísticas, brinquedoteca com atividades para estimular a concentração, exposição sobre erradicação do trabalho infantil e releitura de obras de artes relacionadas à primeira infância, além de orientações sobre funcionamento e atendimento do Conselho Tutelar e do Centro Integrado 18 de Maio.

 

Confira tudo sobre a ação Sejus Mais Perto do Cidadão em São Sebastião.