10/02/20 às 17h09 - Atualizado em 14/02/20 às 11h04

“Sejus mais perto do Cidadão” terá posto de vacinação contra sarampo no Riacho Fundo I

O programa “Sejus mais Perto do Cidadão” retoma suas atividades neste sábado, dia 15 de fevereiro, no Riacho Fundo I, com vários serviços e atrações para a comunidade local. Como parte do Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que acontece na mesma data, haverá um posto de vacinação da Secretaria de Saúde do DF no local para imunizar crianças e jovens entre 5 a 19 anos bem como atualizar a carteirinha de vacinação.

Esta já é a 11ª edição do programa, que reúne vários parceiros com a oferta de serviços do Na Hora, do Procon, ações de saúde, culturais, da Ouvidoria, Feira de Talentos, brinquedoteca e muito mais. Palestras com temáticas para crianças e adolescentes, desta vez destacando os cuidados para um Carnaval na paz, também estarão presentes nas escolas durante a semana. As ações no Riacho Fundo I acontecem no sábado, das 9h às 17h, na sede da Administração Regional local.

Mais de 60 mil pessoas já foram contempladas nas edições anteriores do programa realizado nas cidades da Candangolândia, Recanto das Emas, Paranoá, Brazlândia, Planaltina, São Sebastião, Cidade Estrutural, Itapoã, Ceilândia e Sol Nascente. Só nas escolas, cerca de 20 mil pessoas foram alcançadas. As iniciativas para os estudantes acontecem ao longo da semana do evento. Desta vez, uma das propostas é conscientizar adolescentes sobre o respeito ao próximo e as consequências do uso indevido de drogas no Carnaval. Dentre as abordagens da ação destacam-se a importunação sexual, a garantia de direitos humanos em caso de violência, o uso/abuso do álcool e outras drogas (lícitas e ilícitas) e a rede de proteção disponível no DF. Estas ações ocorrem dias 12 e 13 em escolas da cidade e têm como público-alvo estudantes do ensino fundamental e médio.

Para o secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, “o programa facilita a vida do cidadão que precisa se deslocar da sua cidade para resolver demandas como tirar segunda via de documentos, registrar reclamações ou, até, cortar o cabelo de graça. É uma iniciativa que mobiliza muita gente e que tem alcançado resultados muito positivos”, avalia.

Abaixo alguns dos serviços a serem oferecidos no Riacho Fundo I:

– Na Hora – Emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho digital, CPF, certidões negativas de débitos da Secretaria da Economia, CEB e CAESB (2ª via de conta), INSS e BRB;
– Procon – atendimento aos consumidores;
– Saúde – aferição de glicemia e pressão arterial;
-Orientações no âmbito do programa “Pró-Vítima”, que atende mulheres vítimas de violência e a “Feira de Talentos Pró-Vítima” (exposição e comercialização de produtos e artesanatos realizados por mulheres vítimas de violência atendidas pelo Pró-Vítima);
– Venda de hortaliças livres de agrotóxicos e de produtos de panificação produzida pelos jovens do sistema socioeducativo;
– Distribuição de material informativo sobre direitos dos idosos, sobre combate ao racismo, pessoas LGBTs e outros;
– Oficinas e brincadeiras para crianças; distribuição de almanaque passatempo; atendimento odontológico e muito mais;
– Atendimento e orientação do Conselho Tutelar;
– Exposição e venda de produtos fabricados nas oficinas das unidades prisionais/FUNAP;
– Prevenção ao uso de drogas e museu das drogas;
– Ouvidoria da Sejus: acolhimento de reclamações, elogios, sugestões e informações sobre órgãos e agentes públicos do Governo do Distrito Federal;
– Corte de cabelo;
– Defensoria Pública: orientação jurídica e psicossocial;
– Informações sobre serviços funerários e cemitérios

São parceiros desta ação no Riacho Fundo I: Polícia Civil do Distrito Federal; Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB); Companhia Energética de Brasília (CEB); Correios; Banco de Brasília (BRB); Secretaria de Economia do DF; Secretaria da Mulher; Secretaria de Saúde do Distrito Federal; Secretaria de Atendimento à Comunidade; Secretaria de Segurança Pública; Secretaria do Trabalho; Secretaria de Governo; Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF); Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT); Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF); Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF); Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN); Fundação Jardim Zoológico de Brasília; Superintendência Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego no Distrito Federal.