Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/07/19 às 14h59 - Atualizado em 8/07/19 às 16h36

Sejus: novos servidores realizam curso de ambientação

COMPARTILHAR

 

Teve início na manhã desta segunda-feira (8/7), na Escola de Governo (EGOV), o Curso de Ambientação para 40 novos servidores públicos que vão atuar na Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus). A formação, que tem por objetivo capacitá-los para suas atividades laborais e promover a integração entre eles, terá a duração de 40 horas, com aulas nos turnos da manhã e tarde.

 

O Secretário-Executivo da Sejus, Maurício Carvalho, saudou os participantes, em nome do Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e do Secretário da Secretaria de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, e destacou a importância da missão que eles terão pela frente. “Vocês estão ingressando na secretaria que tem a árdua tarefa de defender os direitos das pessoas que sofrem qualquer tipo de preconceito, resgatando sua dignidade”, destacou, lembrando que a atividade não é fácil e que vai exigir o empenho de cada um. “A missão de vocês é muito importante: contribuir para a construção de uma sociedade melhor, resgatando pessoas que foram privadas de valores, conceitos e bons costumes ”, destacou.

 

O Subsecretário da Administração Geral (SUAG), Antônio Carlos E. Oliveira, também presente ao evento, deu as boas-vindas aos novos servidores e desejou que “eles assimilem e apliquem o conteúdo aplicado”. Também estiveram presentes a coordenadora de Gestão de Pessoas da Sejus, Kelly Cristina da Veiga Bousquet e o diretor executivo da EGOV, Alex Costa.

 

A abertura prosseguiu com a apresentação do Núcleo de Música da Unidade de Internação da Unidade do Recanto das Emas (Unire), com a explicação de como funcionará o curso e sobre a Estrutura da Sejus.

 

Curso 

A programação do curso inclui palestras, visitas técnicas e outras atividades. Durante a ambientação também serão ofertados os seguintes cursos pela EGOV: SEI Usar, Educação Financeira e Comunicação Não-Violenta.

 

Serão oferecidos 5 módulos: Módulo I – O Ingresso na SEJUS; Módulo II – Legislações e Normativas; Módulo III – Relações Interpessoais e Espaço Sócio Ocupacional; Módulo IV– Visita técnica – Parte prática; Módulo IV – Encerramento.

 

Novos servidores

 

Os novos servidores prestarão serviço nas seguintes áreas da Sejus: Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), Subsecretaria do Sistema Socioeducativo (Subis), Subsecretaria de Políticas para Criança e do Adolescente e Subsecretaria da Administração Geral (Suag).

 

“Estou muito feliz com essa oportunidade e acredito que nosso trabalho envolve muito mais do que abrir e fechar cadeados, temos que promover a comunicação entre o interno e o agente no processo de socioeducação”, declarou Janaína Guimarães, 29 anos, engenheira florestal, que vai atuar como agente socioeducativa na Unidade de Santa Maria.

 

Ricardo Oliveira, 29 anos, gestor público, apesar de entusiasmado com a conquista mostrou-se consciente das dificuldades a serem enfrentadas: “Sei que o trabalho que tenho pela frente não é fácil, pois estamos lidando com transgressores, mas quero contribuir para trazê-los de volta para a sociedade”, afirmou Ricardo, que também vai trabalhar como agente socioeducativo na Unidade de Santa Maria.

 

“Quero me unir a todos os novos colegas nesse objetivo comum que é a ressocialização dos internos. Com todos trabalhando juntos poderemos atingir grandes resultados”, ressaltou Márcia Marques, 32, psicóloga, que vai atuar na Unidade de Internação de Brazlândia.