Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/17 às 19h50 - Atualizado em 17/05/17 às 20h26

Sejus realiza palestra sobre enfrentamento ao tráfico de pessoas em escolas públicas do DF

COMPARTILHAR

A Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUS) realizou palestras sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas, entre os dias 10 e 16 deste mês em duas cidades do Distrito Federal: Riacho Fundo II e Estrutural.

A Sejus entende que as crianças são mais vulneráveis às diversas formas de exploração e crimes como tráfico de pessoas, pornografias, prostituição e turismo sexual. As palestras tiveram como objetivo central mostrar algumas formas de identificar as tentativas mais comuns dos criminosos e disseminar a temática do tráfico de crianças e jovens.

Além da palestra, foi apresentado um vídeo animado onde mostrava a vida de uma criança vítima de tráfico humano seguido de um pequeno teatro retratando também como que as pessoas podem se tornar vítimas.

A apresentação trazia ainda, alguns dados como o da ONU, dizendo que mais de 70% das vítimas são mulheres ou meninas e algumas dicas de prevenção em caso de perigo, como avisar sempre os familiares para onde vai, dominar o idioma do país em que a pessoa está indo e combinar alguma senha caso entre em perigo.

Foto: Marcos Soares/Ascom Sejus

No Riacho Fundo II, a escola parceira foi o Centro Educacional do Riacho Fundo II e na Estrutural foi a Escola Classe nº1 e o Centro Educacional nº1. Além de lembrar o combate ao enfrentamento do tráfico de pessoas, as palestras também ajudaram a lembrar da campanha do dia 18 de maio – alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

As palestras foram ministradas pela servidora Annie Carvalho, por meio da Diretoria de Enfretamento ao Tráfico de Pessoas e Apoio ao Migrante e Refugiado, da Subsecretaria de Políticas para Justiça e Prevenção ao Uso de Drogas (DETP/SUBJUSPRED).

Para denunciar qualquer suspeita de tráfico humano, as pessoas podem usar o Disque Direitos Humanos – Disque 100.