Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/08/19 às 11h37 - Atualizado em 9/08/19 às 11h37

Sejus: parcerias ampliam políticas públicas para o idoso

COMPARTILHAR

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

 

Assegurar os direitos sociais do idoso com políticas públicas eficientes e articuladas com todos os setores da sociedade. Este foi o tema do encontro que reuniu o secretário de Justiça e Cidadania (Sejus), Gustavo Rocha, com o governador do DF, Ibaneis Rocha, e representantes do Judiciário e do Legislativo, nesta quinta (8/9), no Palácio do Buriti. “As parcerias são essenciais para a promoção de ações que garantam a autonomia, integração e a participação efetiva do idoso na sociedade”, ressaltou Gustavo Rocha.

 

Para inclusão digital e social desse público, a Sejus já entregou dois telecentros com equipamentos e cursos de informática básica, navegação de internet e redes sociais. Os pontos estão em funcionamento em dois endereços: no CEU das Artes, da QNR 2 de Ceilândia, e no Centro de Convivência do Idoso, no Recanto das Emas. A previsão é que sejam inaugurados mais dois telecentros, um na Praça do Cidadão de Ceilândia e outro em São Sebastião.

 

“A ideia é tirar o idoso da ociosidade para que não possa só operar um computador, como também smartphone, ter acesso à internet e possa promover a socialização”, explicou o subsecretário de Políticas para Idosos da Sejus, Washington Mesquita.

 

Também estiveram presentes ao evento representantes do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), a 2ª vice-presidente da Corte, desembargadora Ana Maria Duarte, que estava acompanhada pela coordenadora da Central Judicial do Idoso no Tribunal, juíza Monize da Silva Freitas Marques, e pelo Legislativo, a deputada federal Bia Kicis. Além do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do DF, Mauro Moreira de Oliveira Freitas, e a diretora da Associação Brasileira do Cidadão Sênior (Abracs), Irene Fulgêncio.