Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/06/19 às 13h18 - Atualizado em 4/06/19 às 13h18

Sejus participa das comemorações do Dia Nacional do Cigano

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, participou das atividades comemorativas pelo Dia Nacional do Cigano (24/5) na Comunidade Cigana do acampamento Nova Canaã, em Sobradinho. Na oportunidade foi lançado o livro Ciganidade e Educação Escolar: Saber Tradicional e Conflito Étnico, objeto de pesquisa realizada pelos professores da Universidade de Brasília (UnB) Lenilda Damasceno Perpétuo e Erlando da Silva Rêses. Rodas de conversa e apresentações de dança dos grupos Paixão Cigana e Alegria Cigana também fizeram parte das comemorações.

 

Presente ao evento, o subsecretario de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Juvenal Araújo, destacou a atividade com um ato de reconhecimento das diferenças étnico – cultural existentes na construção da população brasileira. “ Essa ação é um momento de exercício da cidadania e reconhecimento da necessidade de ações expressivas para implementação de políticas públicas dirigidas aos ciganos”, ressaltou.

 

O evento contou, ainda, com a presença da representante da Delegacia de Crimes Raciais (Decrim), Ângela Santos, pesquisadores da UnB, representantes da Secretaria de Educação, além da comunidade local.