Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/01/20 às 17h09 - Atualizado em 31/01/20 às 20h12

Sejus participa de ação sobre saúde mental na Rodoviária do Plano Piloto

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) levou, nesta sexta-feira (31), a equipe do programa de Apoio a Vítimas de Violência (Pro-Vítma), para prestar atendimento psicossocial, acolhimento e escuta ativa de pessoas inseridas em contexto de violência, na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto (ao lado da Administração).

A atividade foi realizada em parceria com a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), o Instituto Kalile, a Escola de Psicanálise de Brasília e o Centro de Valorização da Vida (CVV).

 

Além do acolhimento às vítimas de violência, foi oferecido no local escuta psicanalítica e atendimento jurídico. Durante o evento também foi distribuído “abraços grátis” para ressaltar a importância do acolhimento, escuta e amparo emocional, ferramentas importantes para o desenvolvimento da saúde mental, que é objeto da Campanha Janeiro Branco.

 

Para o Subsecretário Diêgo Moreno, a ação reforçou a importância da atuação interinstitucional articulada, que visa o fortalecimento da rede de serviço de atenção ao sofrimento psíquico, bem como o trabalho interdisciplinar, na prevenção e promoção da saúde mental.

 

Janeiro Branco – Esta é a sétima edição da campanha. Ela incentiva as pessoas a investirem e garantirem saúde mental e emocional em seus relacionamentos interpessoais, trazendo uma visão transdisciplinar, humanista e moderna que engloba o combate a transtornos como: depressão; ansiedade generalizada; esquizofrenia; bipolaridade; além de debater sobre a capacidade de reação frente à pressão no trabalho, desencontros amorosos, cobranças da sociedade, oportunidades da infância, responsabilidades da vida adulta, questões da senilidade; entre outros.