Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/10/19 às 15h07 - Atualizado em 3/10/19 às 15h48

Políticas desenvolvidas pela Sejus na promoção da liberdade religiosa são reconhecidas internacionalmente

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) foi reconhecida mais uma vez internacionalmente pelas políticas públicas desenvolvidas na promoção da liberdade de religião ou crença. Desta vez o reconhecimento veio do Governo Polonês, que convidou a Sejus para participar da 8ª edição do Diálogo de Varsóvia para a Democracia 2019 que acontece nesta quinta-feira (3/10), na capital polonesa.

 

O secretário da Sejus, Gustavo Rocha, será representado no evento pela coordenadora de Políticas de Proteção e Promoção da Liberdade Religiosa da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Adna dos Santos, conhecida como Mãe Baiana de Oyá, que participará do painel “Liberdade de religião ou Crença e o Estado”.

 

Para Gustavo Rocha, a realização de um evento com essa abordagem é muito importante, especialmente pela sensibilidade em se promover o debate sobre a liberdade de religião ou crença como pilar da democracia. “É gratificante perceber que os trabalhos realizados pela Sejus contra a intolerância religiosa estão ganhando visibilidade e chamando a atenção para esse tema tão importante no mundo inteiro”, ressaltou.

 

O subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Sejus, Juvenal Araújo, comemorou a participação da secretaria no evento. “Ficamos muito felizes em mostrar que estamos no caminho certo aqui no Distrito Federal. Nosso objetivo é tornar o DF referência nacional na política de direitos humanos e igualdade racial. Temos o compromisso de fortalecer os mecanismos contra a intolerância, como forma de assegurar a liberdade religiosa”, destacou.

 

Amman – Esta é a segunda vez que a Sejus é representada por servidores da Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial em eventos internacionais sobre liberdade religiosa. Em março deste ano o servidor e membro do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa (CNRDR), Elianildo Nascimento, viajou para um evento intitulado “Semana Mundial de Harmonia Inter-Religiosa” de 2019, realizado no Palácio Real, em Amman, na Jordânia.