26/09/19 às 14h46 - Atualizado em 26/09/19 às 14h50

Sejus participa de roda de conversa com povos indígenas no DF

A Secretaria de Justiça e Cidadania esteve presente na Aldeia Kariri – Xocó, no Setor Noroeste de Brasília, quando participou da Roda de Conversa que teve como tema “Os povos indígenas e os Sagrados” em comemoração ao Dia Internacional da Paz. O objetivo do evento foi reforçar o diálogo intercultural com a população indígena e entender como as imposições religiosas e culturais afetam a vida desse povo.

No encontro, que ocorreu no último final de semana, representantes dos povos Kariri- Xocó, Tukano, Terena e Fulni-ô, puderam compartilhar parte de suas crenças e mitos, os quais se coadunam com tantas outras crenças e mitos cristãos, hindus, das tradições africanas, especialmente no campo dos sentidos de humanidade, amor, solidariedade e pertencimento. E ainda, do reconhecimento da terra e da natureza como expressões maiores do sagrado, que devem ser preservados para que a humanidade possa existir.

As lideranças indígenas relembraram que há muito tempo são porta voz da necessidade de se olhar para a natureza, reconhecendo nela a vida, focando na percepção de que a destruição da natureza é a destruição do ser humano. O encontro terminou com a apresentação de cânticos de reverência e louvação à Terra.

Estiveram presentes na Roda de Conversa representantes da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, da coordenação do Comitê Distrital de Diversidade Religiosa (CDDR), do Conselho Global da United Religions Iniciative (URI); da Comunidade Bahá’i do Brasil; os caciques Tanoné; Álvaro Tukano e Júnior Xucuru.