Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/03/20 às 20h04 - Atualizado em 16/03/20 às 20h32

Sejus prepara mobilização para proteção dos idosos contra coronavírus

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) realizará uma ação de conscientização na Rodoviária do Plano Piloto e nas estações do Metrô para alertar as pessoas que têm contato com os idosos sobre os cuidados necessários para proteger essa população do coronavírus. A medida foi definida, nesta segunda-feira (16), durante reunião da secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, com a presidente do Conselho Distrital dos Direitos do Idoso, Antonia Guimarães, e o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos da OAB/DF, Mauro Freitas. Também participou do encontro o subsecretário de Políticas para o Idoso da Sejus, Washington Mesquita.

 

“A população idosa precisa saber que o Estado está junto dela e preocupado com sua integridade física. Estamos acompanhando a situação do coronavírus a cada minuto e nossa intenção é sermos proativos”, ressaltou Marcela Passamani. Esta ação será um complemento ao trabalho preventivo que a Sejus está realizando junto à população idosa. Na última sexta-feira (13), equipes da Subsecretaria de Políticas para o Idoso estiveram em 18 instituições de acolhimento de idosos para levar álcool em gel e folhetos informativos, elaborados com base em informações oficiais repassadas pela área de saúde. A realização desta campanha alcançou mais de 700 pessoas.

 

Nesta semana, a conscientização será ampliada também para as instituições que não possuem registro no conselho. “Além dos idosos que vivem nessas casas, precisamos chegar aos que não têm esse acompanhamento. Por isso, faremos, em parceria com a sociedade civil, uma campanha na rodoviária e metrô, por exemplo, para que as pessoas que têm contato com os idosos recebam orientações sobre os cuidados necessários com essa população”, reforçou a secretária.

 

Outra questão debatida foi a recomendação para que as instituições de acolhimento de idosos orientem os familiares a não visitarem neste momento os idosos para evitar a possível exposição desse público ao coronavírus. A presidente do conselho propôs o envio de um ofício a todas as instituições sugerindo a suspensão temporária das visitas.

 

Conferência

 

Entre as medidas de prevenção adotadas pela Sejus, está o adiamento da 5ª Conferência Distrital dos Direitos da Pessoa Idosa, que ocorreria nos dias 18 e 19 de março, na Igreja Presbiteriana. A nova data para realização do evento ainda será definida.