Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/02/20 às 17h03 - Atualizado em 12/02/20 às 17h03

Sejus promove curso de reiki para profissionais do Sistema Socioeducativo do DF

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) realizou na terça-feira (11) o curso de formação inicial em reiki para profissionais do sistema socioeducativo. A iniciativa está relacionada a uma das ações previstas no eixo Capacitação e Pesquisa do Plano de Prevenção do Suicídio do Sistema Socioeducativo (2020-2023), que visa promover cursos na área das práticas integrativas em saúde.

 

O curso capacitou 23 profissionais no primeiro nível da técnica e contará com mais outros dois encontros formativos nos próximos meses. A expectativa é subsidiar os profissionais com uma nova ferramenta, tendo em vista o desenvolvimento de estratégias de promoção de saúde para os adolescentes e de cuidado aos profissionais que atuam no atendimento socioeducativo.

 

A ação foi articulada pela Subsecretaria do Sistema Socioeducativo (SUBSIS), em parceria com a Gerência de Práticas Integrativas (GERPIS), da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a ONG Baba Ananda.

 

O reiki, segundo o Ministério da Saúde, consiste em uma prática terapêutica prevista na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), que se utiliza de princípios e recursos baseados em conhecimentos tradicionais. Estudos demonstram que a técnica proporciona sensação de relaxamento e diminuição do estresse e da ansiedade e, inclusive, pode auxiliar no alívio de dores crônicas e agudas.

 

Sua difusão mundialmente tem sido associada à promoção de estratégias e recursos de autocuidado e autodesenvolvimento, constituindo-se em uma prática que responde aos novos paradigmas de atenção à saúde, que incluem as dimensões da consciência, do corpo e das emoções.