Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/02/19 às 19h12 - Atualizado em 27/02/19 às 20h04

Sejus realiza ação para conscientização e identificação de crianças no Carnaval

COMPARTILHAR

Foto: Luís Alves – Ascom/Sejus

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF) promoveu nesta quarta-feira (27) ação de conscientização com crianças de escola pública na Estação Central do Metrô-DF sobre cidadania e preservação do patrimônio público durante o Carnaval. Além da identificação das crianças, o evento contou com falas das autoridades sobre prevenção às drogas e outras atividades lúdicas.

A ação da Sejus junto ao Metrô, deu-se por meio das Subsecretarias de Políticas para Crianças e Adolescentes, de Modernização de Atendimento Imediato ao Cidadão (Na Hora), de Enfrentamento às Drogas e dos Direitos Humanos.

Segundo o Secretário da Sejus, Gustavo Rocha, iniciativas voltadas para a segurança das crianças são de extrema importância. “Nossa campanha para o Carnaval tem como foco a prevenção e a proteção dos direitos humanos. Nesses tempos de intolerância, faz-se fundamental o esclarecimento sobre os cuidados a serem tomados com as crianças que vão para a folia e que precisam estar identificadas e protegidas”, explica.

Na avaliação do secretário-adjunto, Maurício Carvalho, a campanha leva, de forma lúdica, assuntos essenciais para a segurança infantil.

“Nosso objetivo é conscientizar as crianças que Carnaval é muito bom mas tem de brincar com responsabilidade e segurança. É preciso ter cuidado com as drogas e zelar pelo patrimônio público, o metrô, as praças”, destacou.


Evento

 

A programação teve início às 8h30, na Estação Shopping e seguiu até Estação Central, na Rodoviária do Plano Piloto, onde 41 crianças da Escola Classe 8 do Cruzeiro receberam a identificação infantil para o Carnaval, produzida pelo Na Hora.

Responsável pela entrega das carteirinhas de identificação com nome e telefone da criança e dos pais, Tiago Santana, destacou a necessidade de ações que invistam em políticas públicas em prol da cidadania e da população do DF. “Nada mais importante do que assegurar a segurança das crianças, principalmente no Carnaval. As carteirinhas vêm nesse sentido e vamos continuar promovendo ações desse tipo”, ressaltou.


Durante passeio no Metrô as crianças foram recepcionadas pelo Super Herói da Faixa Amarela (personagem do Metrô) para conhecerem o sistema, ações lúdicas sobre a utilização do transporte, bem como conscientização sobre a preservação do patrimônio público. Ao final, foi apresentada a peça “Drogas! Tô fora” da turminha “Ser Criança”, em parceria com a Organização Vila dos Sonhos, sobre orientação e prevenção contra as drogas.


O subsecretário de Enfrentamento às Drogas, Rodrigo Barbosa, alertou sobre a importância da prevenção ao uso de drogas no Carnaval. “É neste momento que muitas pessoas experimentam alguma droga pela primeira vez. Portanto, nossa função é conscientizar as crianças porque elas são o futuro do país. O trabalho de prevenção será prioridade nesta gestão. Vamos fazer a diferença”, destacou.


No evento as crianças também se informaram sobre a campanha “Hora de cair na folia! Só não vale quebrar o Metrô!” de conscientização sobre o respeito à cidadania e à necessidade de proteger o patrimônio público.


Além de Barbosa e do secretário-adjunto da Sejus, Maurício Carvalho, e do Na Hora, Tiago Santana, estiveram presentes o subsecretário de Direitos Humanos, Juvenal Araújo, o diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, e a diretora da escola Classe 8 do Cruzeiro, Luciana Araújo.

São parceiros nesta realização as secretarias de Cultura, de Segurança Pública e de Educação, os Conselhos Tutelares, a Polícia Militar do Distrito Federal e o Metrô. Os Conselhos Tutelares estarão de plantão neste período de folia nos sete postos do Na Hora.