10/12/18 às 17h12 - Atualizado em 12/12/18 às 16h15

SEJUS realiza Mutirão da Criança na Escola Classe do RCG

A Secretaria de Justiça realizou neste sábado ((8/12) sua sexta edição do Mutirão da Criança. Desta vez, a Escola Classe do RCG (Regimento de Cavalaria e Guarda) foi a contemplada. Entre os principais motivos do evento estão as ações de cidadania e dignidade a todas as pessoas, especialmente as crianças, foco principal do evento.

Parceiros

A ação social contou com a parceria da Universidade de Brasília (UnB), através da equipe do Projeto Saúde Integral nas áreas de pediatria, gastro, oftalmologia, clínica médica, nutrição, pediatra e psicologia.

O Instituto Cabeleireiro, Exército, DETRAN, o Trigésimo Sétimo Grupo dos Escoteiros do Grande Colorado, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública, Conselho Regional de Odontologia do DF e uma unidade do BRB Móvel também estiveram presentes ao evento.

A Escola

A diretora da Escola Classe do RCG, Claúdia Garcia, falou a Ascom/SEJUS sobre sua avaliação da ação social: “O Mutirão da Criança é um trabalho social fantástico e importantíssimo. Isto porque muitos de nossos alunos são oriundos de famílias de alta vulnerabilidade social e econômica. A maioria destes alunos são moradores da invasão do Noroeste e SAAN.”

Ainda de acordo com a diretora, a escola busca apoiar e desenvolver ação de inclusão social e cidadania com cerca de 84 famílias, motivo este que, na sua opinião, ressalta a importância do Mutirão da Criança junto aos alunos e seus familiares.

Índios Guajajara

Alguns alunos da escola do RCG são filhos de índios que moram numa aldeia nas proximidades ao setor Noroeste. Segundo uma das professoras ouvidas pela Ascom Sejus, Gabriela Zurita, os alunos indígenas estão bem integrados à escola e são bastante queridos pelos demais alunos.

Abertura

A abertura dos trabalhos do Mutirão da Criança contou com a presença do Secretário de Justiça, Francisco Assis. Já o planejamento, coordenação e execução da ação social ficou a cargo da equipe da Subsecretaria de apoio às vítimas de violência.

Palestra

Para conscientizar e combater os vícios relacionados ao alcoolismo, durante o evento, os participantes puderam participar de palestra com o professor e psicólogo João Bezerra. “Essa é uma palestra necessária em todas as escolas do DF. É preciso capacitarmos mais os pais, as escolas e a comunidade. Considero o Mutirão da Criança uma iniciativa que deve ser fortalecido por todas os órgãos. Acho que o Governo Federal também deveria abraçar essa ação social”, destaca o psicólogo.

Destaque

A novidade nesta edição do Mutirão da Criança ficou por conta da presença do Trigésimo Sétimo Grupo de Escoteiros do Grande Colorado. “Para nós, o Mutirão da Criança é uma oportunidade de difundir a filosofia do escoteirismo e somar com esta ação social. Estamos muitos felizes em poder participar desta importante ação social”, disse a coordenadora regional dos escoteiros, Juciele Rosa.

Avaliação

“Os servidores da SEJUS, a diretora da escola do RCG, Cláudia Garcia, e nossos parceiros fizeram um belíssimo trabalho. Toda Comunidade, claro, e, sobretudo, as famílias mais carentes são os maiores beneficiários com a ação de cidadania e inclusão social”, destacou o secretário Francisco de Assis.

Clique e veja as Fotos