Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/03/19 às 17h52 - Atualizado em 19/03/19 às 17h55

Sejus reúne-se com agência da ONU para debater prevenção de gravidez na adolescência

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUS/DF), através da Coordenação de Proteção da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes, realizou uma reunião de planejamento com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), da ONU, para tratar do tema de prevenção da gravidez na adolescência.

 

A ação foi realizada com o objetivo de dar seguimento à carta compromisso assinada pela Sejus, em fevereiro deste ano, na qual manifesta prioridade em promover ações de conscientização e prevenção da gravidez na adolescência, considerando a relevância do tema para o exercício da cidadania e do desenvolvimento social.

 

Na agenda de trabalho, dia 19/3, foram tratados a contextualização do tema; indicadores sociais; produção de dados; experimentos internacionais bem sucedidos; estratégias de intervenção e sensibilização, assim como os encaminhamentos para a formulação das políticas públicas de atenção aos adolescentes.

 

O UNFPA é a agência de desenvolvimento internacional da ONU que trata de questões populacionais, sendo responsável por contribuir com os países para garantir o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, incluindo o exercício do direito à maternidade segura.

 

O Fundo também trabalha para que os direitos das juventudes sejam efetivados e para que todas as pessoas jovens possam atingir seu pleno potencial. Além disso, apoia os países na produção e utilização de dados populacionais para subsidiar a tomada de decisões no campo das políticas públicas.