Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/19 às 16h57 - Atualizado em 1/10/19 às 16h59

“Selo Chega Mais” fortalece serviços de saúde para adolescentes do DF

COMPARTILHAR

 

Para qualificar e melhorar os serviços de saúde oferecidos aos adolescentes no Distrito Federal foi instituído o Selo Chega Mais, por meio da Portaria Conjunta nº 15, de 20 de agosto de 2019, assinada pelas secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e de Saúde do DF. A medida foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de segunda-feira (30/09).

 

A honraria é concedida pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) aos serviços públicos do Sistema Único de Saúde do DF e aos serviços de saúde das secretarias do Distrito Federal que atendam critérios de qualidade para o atendimento a esse grupo populacional. “O Selo Chega Mais confirma o compromisso da Sejus com as políticas para crianças e adolescentes no Distrito Federal, nesse caso, com destaque para a área de saúde”, destacou o secretário da Sejus, Gustavo Rocha.

 

O Selo – Ele tem como objetivo principal fortalecer a capacidade institucional em oferecer serviços de qualidade, orientados para atender adolescentes, além de contribuir para a valorização dos profissionais. Deve estimular práticas inovadoras de cuidados que considerem determinantes sociais das condições de saúde, promover o direito à saúde integral e os direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes, disseminar boas práticas, promover a cooperação inter e intrarregional, fortalecer a integração dos serviços com a comunidade e estimular a participação voluntária das equipes, na busca de melhoria da qualidade e no fortalecimento de uma cultura institucional de monitoramento e avaliação.

 

Podem se inscrever para receber o selo equipes e serviços de saúde da estrutura das secretarias do GDF que atendam adolescentes a partir de uma abordagem compreensiva e acreditem possuir qualidade nos serviços prestados.

 

O Selo Chega Mais será concedido por meio de adesão das equipes da Estratégia Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de outras equipes e/ou serviços de saúde da estrutura funcional das secretarias do DF, aos chamamentos públicos do UNFPA relacionados à qualificação de serviços de saúde que atendem adolescentes. As equipes receberão a certificação, com validade de dois anos, quando atenderem aos critérios estabelecidos pelo Selo Chega Mais.

 

Acesse o link e conheça, na íntegra, a Portaria Conjunto nº15