23/09/19 às 15h46 - Atualizado em 23/09/19 às 15h47

Semana de Prevenção às Drogas tem rede de fomento da cultura de paz

A união de vários órgãos do Governo do Distrito Federal, da sociedade civil e das escolas, foi responsável pelo sucesso da Semana de Prevenção ao uso de Drogas, que aconteceu entre os dias 16 e 20 de setembro, no DF. Por meio de ações integradas foram mobilizados orientadores educacionais, diretores, professores, estudantes e familiares, bem como secretarias de Estado, líderes comunitários, administradores regionais, policiais militares e civis, bombeiros, parlamentares, dentre outros atores sociais para as ações que, na verdade, começaram dia 11/09. Foram atingidas cerca de 1600 pessoas, dentre elas, estudantes, familiares e educadores.

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por meio da Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas e do Conselho de Política sobre Drogas, esteve à frente das iniciativas, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. O objetivo foi articular a rede interna e externa das escolas de modo a fortalecer a importância do trabalho conjunto para a prevenção ao uso de drogas nas escolas e em seus arredores.

Dos dias 11 a 20 de setembro, a Sejus esteve presente em ações de prevenção às drogas em várias unidades escolares da rede pública de ensino do DF: Centro de Ensino Fundamental 02 – Cidade Estrutural; Centro de Ensino Fundamental 01 – Cruzeiro; Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Trois – Planaltina; Centro de Educação Infantil 01 – Ceilândia Sul; Centro de Ensino Médio 01- Gama e Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação – Asa Sul.

Semana de Prevenção – Transversalmente, o tema da Drogadição foi trabalhado por meio da arte, da cultura, da música e do esporte. As ações contemplaram contação de histórias para a educação infantil, atividade lúdica com cães farejadores para o ensino fundamental I, torneio de futebol com grito de guerra temático para o ensino fundamental II, orientação por meio de conversa e vídeo para o ensino médio, roda de conversa com dinâmica de interação para a EJA (Educação de Jovens e Adultos), bate-papo com orientadores educacionais e familiares de estudantes e seminário para a rede de apoio (psicólogos, pedagogos e orientadores educacionais). Houve, ainda, apresentação artística seguida de orientação sobre os efeitos das drogas na vida em sociedade para estudantes do ensino fundamental e médio.

Premiação – Na sexta-feira, dia 20, ocorreu a cerimônia de encerramento das atividades da Semana de Prevenção ao Uso de Drogas. O evento ocorreu no CEF 2 da Estrutural, mesmo local onde as atividades foram iniciadas. A escola e a Coordenação Regional de Ensino foram premiados com o Troféu Mérito Prevenção às Drogas, entregues pela Sejus e pela Secretaria de Esportes.

“Foi uma grande festa e, também, oportunidade para reflexão sobre como escolas, órgãos governamentais, comunidade em geral se tornam fortes se, unidos, colaborarem para a efetividade da prevenção ao uso das drogas e, sabiamente, para a recuperação daqueles que, infelizmente, já sofrem os danos da dependência química”, alertou o subsecretário de Enfrentamento às Drogas, Rodrigo Barbosa.

Foram parceiros da Semana de Prevenção ao Uso de Drogas, as Secretarias de Estado de Esporte, de Cultura e Lazer, de Saúde, a Polícia Militar do DF (PMDF), a Polícia Civil do DF (PCDF), o Corpo de Bombeiros Militar DF, a ONG Federação Amor Exigente, Grupo de Mútua Ajuda Narcóticos Anônimos e o Grupo Artístico RAPensando – Hip-Hop contra as Drogas. Participaram, ainda, representantes da Associação Médica de Brasília e da sociedade civil, que compõem o CONEN/DF.