18/11/19 às 14h34 - Atualizado em 18/11/19 às 14h34

Semana do Bebê: ação da Sejus é destaque em seminário internacional

A Semana do Bebê, realizada em maio deste ano pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), com o tema “Direito ao Abraço”, foi uma das experiências exitosas no Brasil e na América Latina para a Priorização da Primeira Infância apresentada durante o VII Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância, que aconteceu em Brasília nos dias 12 e 13 de novembro.

A apresentação no evento, realizado na Câmara dos Deputados, foi feita pela subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes da Sejus, Adriana Faria, que destacou a Carreta do Bebê, que percorreu 7 cidades do DF: Samambaia, Ceilândia, Estrutural, Varjão, Fercal, Itapoã e Planaltina. A carreta levou ações de saúde, assistência jurídica e psicossocial, além de apresentações artísticas, brincadeiras, palestras, oficinas e rodas de conversa.

“A Semana do Bebê cumpriu o seu papel de colocar os interesses da criança em pauta em todo o Distrito Federal, sensibilizando a sociedade para a importância de priorizar o desenvolvimento integral da criança na primeira infância”, destacou Adriana Faria. Ela também apresentou na ocasião outras ações da Sejus com foco na primeira infância, como a adesão ao Programa Criança Feliz do Governo Federal, que atende crianças de até 6 anos e gestantes com visitas semanais feitas por técnicos capacitados em desenvolvimento infantil. Também inclui ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Seminário – O VII Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância, realizado na Câmara dos Deputados, foi uma iniciativa da Frente Parlamentar Mista pela Primeira Infância. O encontro reuniu representantes do poder público, da sociedade civil, de empresas e de universidades para discutir medidas para promover o desenvolvimento infantil integral de forma conjunta.

Neste ano, o tema foi “Intersetorialidade: conexões para o alcance da prioridade absoluta à Primeira Infância” que demonstrou como as interrelações institucionais são benéficas para promover o desenvolvimento infantil integral.

Juntamente com a “Semana do Bebê”, mais quatro boas práticas interinstitucionais que se destacaram nas cinco regiões do Brasil foram apresentadas durante o evento, como inspiração para a elaboração de novos projetos, programas e políticas públicas: a da Universidade do Oeste do Paraná / Universidade da Criança; da Fundação Bernard Van Leer / Urban95 e da Associação Saúde Criança e do Centro de Desarollo Infantil – CENDI, do México.