27/09/19 às 18h07 - Atualizado em 27/09/19 às 18h07

Setembro amarelo: Sejus encerra campanha de prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes

Após um mês de atividades, a campanha de prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes promovia pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) será encerrada nesta segunda-feira (30) em uma cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Buriti, às 9h. Durante o evento, será ministrada uma palestra sobre o tema pelo psicólogo Felipe de Baere, doutorando e mestre em psicologia com foco em suicidologia pela Universidade de Brasília.

Também haverá um momento de reflexão sobre a valorização da vida com o pianista Toninho, que fará uma apresentação com seu piano amarelo. Outro convidado é o Thor, um husky siberiano albino com seu tutor Walter Isaac. O cão é treinado para a Terapia Assistida por Animais (TAA), que visa o desenvolvimento, psíquico, físico, cognitivo e social, especialmente para crianças.

Campanha: Com o tema “Setembro Amarelo – Vamos dar as mãos?”, a campanha percorreu escolas públicas e particulares, abrigos, unidades de internação socioeducativas e demais espaços públicos do DF. O objetivo foi promover a cultura de escuta e acolhimento diante do sofrimento psíquico de crianças e adolescentes. Outra ação de destaque foi a inauguração do Jardim da Vida, no Parque da Cidade, onde foram plantados 32 ipês-amarelos para representar o número de pessoas que morrem por dia, no Brasil, vítimas de suicídio. O jardim foi plantado ao longo de um labirinto para mostrar que, apesar das dificuldades que podem surgir ao longo da vida, sempre existe uma saída.