Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/03/19 às 14h15 - Atualizado em 2/04/19 às 16h01

GDF comemora ação itinerante na Candangolândia e anuncia evento no Paranoá

COMPARTILHAR

Foto: Geolando Gomes – Ascom/Sejus

 

Ao participar do SOS DF Justiça, neste sábado (23), o governador Ibaneis Rocha elogiou a iniciativa da Sejus/DF pelo pioneirismo da iniciativa, que vai alcançar as demais cidades administrativas do DF. “Temos que levar os serviços para a população mais carente e devemos estar próximos das comunidades, daqueles que mais precisam”, disse o governador.

 

O secretário da Sejus, Gustavo Rocha, lembrou que o governador quando reuniu o secretariado pela primeira vez, recomendou que queria as secretarias nas ruas. A Sejus esteve à frente desse projeto piloto na Candangolândia e vai levá-lo para todas as cidades do DF. A próxima será o Paranoá/Itapuã. A ação, segundo Gustavo Rocha, “não é só prestar serviço, mas ouvir os moradores sobre suas necessidades”.

 

O trabalho da Sejus na Candangolândia teve início na sexta-feira (22) com envolvimento de todos os setores da secretaria. Ali os moradores tiveram atendimentos do Procon, do Na Hora, orientações para pessoas vulneráveis e jurídicas por meio da Defensoria Pública. Atividades lúdicas para crianças, palestras e orientações de prevenção e combate ao uso drogas e para vítimas de violência, também aconteceram.

 

Um ônibus no local informou sobre serviços pouco conhecidos pela população, como o que orienta os trâmites nos cemitérios para evitar a exploração de algumas funerárias.

 

Filas se formaram no salão comunitário local para cortes de cabelo, maquiagem, emissão de documentos e orientações dos conselheiros tutelares presentes. Ocorreram esclarecimentos sobre o combate à LGBTfobia e respeito às pessoas com deficiência e dos idosos. Atividade animada com capoeira, apresentações teatrais, hip hop e muita música.

 

Para o subsecretário de Direitos Humanos da Sejus, Juvenal Araújo, a ação foi “sensacional, um sucesso”. Para ele, o propósito foi alcançado quando ofereceremos serviços essenciais de forma itinerante e muito bem acolhida pela sociedade”.

 

José Luís Gonzalez, administrador da Candangolândia, reconheceu o trabalho da Sejus em prol da população mais carente.

 

São parceiros da Sejus na iniciativa a Administração Regional da Candangolândia, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a Delegacia Regional do Trabalho (DRT), a Receita Federal, a Defensoria Pública e o Helios Cabeleireiro.