Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
6/07/24 às 18h07 - Atualizado em 6/07/24 às 18h07

Ação ocorre desde sexta-feira (5) na cidade com atendimentos sociais e de saúde

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

A Estrutural foi a região administrativa beneficiada pela 32ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, programa do Governo do Distrito Federal (GDF) que reúne os principais serviços públicos e os oferta à população das cidades a partir de uma parceria envolvendo as secretarias de estados, o Poder Judiciário e outras iniciativas locais. Com estrutura montada no Centro de Juventude, os moradores puderam usufruir de atendimentos sociais, psicossociais, jurídicos e de saúde e de ações de lazer de forma gratuita que foram realizadas entre sexta-feira (5) e sábado (6).

Foi o caso da dona de casa Lurdes Maria da Silva, 54 anos, que foi até o evento para fazer a nova carteira de identidade para ela e para o filho. A proximidade de casa e a facilidade de acesso ao serviço foi o que motivou Lurdes a ir até o GDF Mais Perto do Cidadão. “Vim tirar a minha identidade e do meu filho, que é algo que a gente precisa”, disse. E complementou: “Só tenho a agradecer. Acho muito bom o governo vir até aqui trazer esse tipo de benfeitoria para gente da Estrutural”.

Lurdes Maria aproveitou o evento para tirar a carteira de identidade dela e do filho | Fotos: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Quem também aprovou o evento foi o jardineiro Gabriel Pereira Gomes, 61, que aproveitou a ida até a estrutura para cortar o cabelo. “É muito importante esse tipo de coisa para nós, porque muita gente não tem dinheiro nem para pagar uma passagem para sair daqui. Quando está tudo pertinho, temos que aproveitar a oportunidade”, afirmou.

Em visita ao projeto neste sábado de manhã, a governadora em exercício Celina Leão destacou a importância do GDF Mais Perto do Cidadão para os moradores de todo o DF. “Acredito que esse evento é o que mais aproxima a população dos serviços públicos do GDF. Quando vamos até as cidades percebemos essa demanda das pessoas que não teriam condições nenhuma de acessar esses serviços. É um programa que temos muito orgulho, que tem crescido muito e que nos traz esse sentimento de estar muito próximo do cidadão”, afirmou.

O jardineiro Gabriel Pereira Gomes elogia a iniciativa do governo: “Quando está tudo pertinho, temos que aproveitar a oportunidade”

Celina Leão também ressaltou que o governo trabalha para ampliar os atendimentos devido a grande procura dos cidadãos a determinados serviços, como o acesso aos benefícios sociais e a emissão de carteira de identidade. “Quase sempre as pessoas pedem que o programa retorne às cidades. Sabemos que alguns serviços são muito demandados, então estamos trabalhando para ampliar a prestação desse tipo de serviço, como o acesso ao Cras [Centro de Referência de Assistência Social] e à Polícia Civil. Vamos trabalhar cada dia mais para melhorar ainda mais”, defendeu.

O secretário substituto de Justiça e Cidadania, Jaime Santana, lembrou que o projeto passou por quase todas as regiões administrativas do DF e só entre 2023 e 2024 realizou mais de 220 mil atendimentos. “Esse é um projeto que começou na Secretaria de Justiça e muito corretamente se expandiu para todo o governo. Já conseguimos rodar quase todas as regiões administrativas levando serviços para quem mais precisa. O sucesso do programa é trazer as secretarias para mais perto. A missão do governo é trazer tranquilidade e conforto para a população do Distrito Federal”, ressaltou.

Representando o administrador regional, o chefe de gabinete da administração Fábio Sousa agradeceu o olhar do governo para a região que conta com mais de 37 mil habitantes, segundo os dados da Pdad-DF 2021. “Esta é a segunda vez que a Estrutural recebe o GDF Mais Perto do Cidadão e essa é uma ação muito importante, porque a nossa população carece muito desses serviços”, reforçou.

06/07/2024 - 32ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão leva serviços para a população da Estrutural