Previsão é realizar cerca de 4 mil atendimentos na sexta-feira (2) e sábado (3). A população poderá contar com serviços de saúde e também ações de cultura e muita diversão
Claudia Diégues – Ascom-Sejus/DF
Com aproximadamente 15,5 mil atendimentos contabilizados nas quatro primeiras edições do programa GDF Mais Perto do Cidadão, esta semana é a vez de Samambaia receber os serviços gratuitos na cidade. A quinta edição do programa irá acontecer na sexta-feira (2) e sábado (3), de 9h às 16h, nos dois dias, e a previsão é de 4 mil atendimentos. A população contará com atendimento de vários órgãos públicos e poderá participar de ações de cultura e diversão.
O objetivo do programa é desenvolver ações itinerantes nas diversas regiões administrativas do Distrito Federal, voltadas à promoção do bem-estar e da qualidade de vida. Para o evento, a Sejus irá montar uma estrutura na QN 431, área Especial, localizada em frente à Administração Regional de Samambaia.
A secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Marcela Passamani, afirma que o programa GDF Mais Perto do Cidadão é um importante projeto, com vários e diferentes serviços gratuitos de forma presencial. “É um grande projeto itinerante, que democratiza o atendimento à população. O GDF vai onde o cidadão está para levar ainda mais cidadania para todos”, ressalta a titular da Sejus.
Os participantes vão contar com atendimentos do Na Hora, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), pasta do GDF organizadora do programa GDF Mais Perto do Cidadão. Também estarão nesta 5ª edição, serviços da Caesb, Codhab, Detran, Neoenergia, INSS, entre outros. Além dessas ações, atividades culturais e de lazer para adultos e crianças, atendimento psicológico e assistência social, além de serviços de beleza serão oferecidos à população.
O decreto que instituiu o GDF Mais Perto do Cidadão foi publicado, no Diário Oficial do Distrito Federal, em 8 de fevereiro deste ano. O Programa tem como fundamentos a inclusão social, dignidade da pessoa humana, bem-estar social, eficiência dos serviços públicos e acessibilidade.
Edições anteriores
A primeira edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão ocorreu no Riacho Fundo II. Ao todo, mais de 3 mil pessoas foram atendidas durante dois dias de evento, 10 e 11 de abril.
No caso da segunda edição, em Ceilândia, os serviços foram prestados aos cidadãos nos dias 31 de março e 1ª de abril, e contabilizou cerca de 2,5 mil atendimentos.
Já a terceira edição ocorreu em Planaltina, de 27 a 29 de abril. Cerca de 6 mil pessoas foram atendidas pelo programa do governo. A quarta edição aconteceu em Sobradinho dos dias 11 a 13 de maio e realizou 4 mil atendimentos.