Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/01/20 às 17h30 - Atualizado em 8/01/20 às 17h32

Ato contra intolerância religiosa acontece no sábado com apoio da Sejus

COMPARTILHAR

 

Com o objetivo de alertar a população do Distrito Federal sobre as agressões sofridas por diversos templos e praticantes de religiões de matrizes africanas, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) participará, no sábado (11/01), de um ato inter-religioso contra a intolerância, no templo Ilê Axé Oyá Bagan. A ação se dará por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos e de Igualdade Racial da Sejus, correalizadora do evento.

 

O ato, às 12h, será em torno da árvore Pau-Brasil, plantada em 2016 pela United Religions Iniciative (URI) depois de uma visita em apoio ao templo que pegou fogo em 2015. Antes, porém, ocorrerá rodas de conversa, às 10h30, e um almoço de confraternização, às 12h30.

 

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, 21 de janeiro, foi instituído pela Lei Federal nº 11.635 como referência para o combate à intolerância motivada por religião. A data foi escolhida em homenagem à Gildásia dos Santos e Santos (Mãe Gilda). A líder religiosa Ialorixá do terreiro Axé Abassá de Ogum, foi vítima de enfarte que causou sua morte, após enfrentamento a uma situação de intolerância religiosa, no estado da Bahia em 21 de janeiro do ano 2000.