Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
3/11/23 às 13h12 - Atualizado em 3/11/23 às 13h12

Conselheiros tutelares são convocados para curso de formação

 

Lista foi divulgada. Frequência é obrigatória e faz parte do processo seletivo

 

Da Redação – Ascom Sejus/DF

 

| Foto: Jhonatan Vieira/ Sejus

O curso de formação dos conselheiros tutelares eleitos para Membros do Conselho Tutelar do Distrito Federal para o Quadriênio 2024/2027 começa no dia 6 de novembro. A lista do local e as turmas podem ser consultadas no site. As informações foram publicadas no Edital nº 35, nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

 

O curso abordará temas relativos às atividades e às funções de conselheiro tutelar. A formação faz parte do processo seletivo e tem frequência obrigatória. Os candidatos que não obtiverem frequência mínima de 80% no curso presencial e aproveitamento de 70% no formato a distância serão eliminados do processo de escolha.

 

O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), é responsável por conduzir o processo de escolha dos conselheiros tutelares.

 

Modalidade presencial

A parte da formação presencial tem 40 horas-aula e está dividida em duas turmas. Os candidatos devem verificar a lista e horários no link. As aulas ocorrerão no período de 6 até 21/11, no Centro Universitário Iesb, no endereço – QNN 31 Áreas Especiais B/C/D/E – Ceilândia Norte – auditório nº 2, Bloco C, Piso B.

 

Modalidade a distância

 

Os candidatos eleitos também devem participar da parte do curso que será ministrada na modalidade a distância, de 6/11 até 18/12. A carga horária é de 82 horas-aula.

 

O candidato receberá, no e-mail cadastrado quando da inscrição para participar do

Processo de Escolha, os links do curso a distância, disponibilizados pela Escola de

Governo do Distrito Federal (Egov-DF).

 

Processo de Escolha

 

O resultado final das eleições para membros dos Conselhos Tutelares do Distrito Federal do quadriênio 2024/2027 foi divulgado em 5 de outubro, no Edital nº 33, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A posse dos novos conselheiros está prevista para ocorrer em 10 de janeiro de 2024.

 

A votação, que ocorreu no dia 1º de outubro, foi a terceira fase do processo de escolha dos novos membros dos conselhos tutelares, que está dividido em quatro etapas. Foram escolhidos 220 conselheiros titulares e 440 suplentes. A primeira etapa foi a aplicação da prova objetiva para os candidatos em junho. A segunda fase teve caráter eliminatório e incluiu a análise de documentação em julho.

 

A quarta e última etapa é o curso de formação dos eleitos.

Governo do Distrito Federal