Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/05/19 às 13h54 - Atualizado em 3/11/21 às 10h43

Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial – CODIPIR

COMPARTILHAR

Apresentação:

 

O Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal (CODIPIR) é um órgão colegiado, consultivo e deliberativo sobre a Política de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo Institucional do Distrito Federal.

 

Com a sanção  da Lei  Lei nº 6.789, de 14 de janeiro de 2021, publicado no Diário Oficial nº 10, de 15 de janeiro de 2021, que cria o Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial – CODIPIR que é um órgão colegiado de caráter consultivo e fiscalizador das ações governamentais, integrado, paritariamente, por representantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada.

 

O colegiado é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do (SEJUS) e tem por objetivo combater o racismo, a discriminação racial e assegurar os direitos da população negra, dos indígenas e povos tradicionais, além de fiscalizar a execução das ações.

 

Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial compõe-se paritariamente de 22 (vinte e dois) membros, entre representantes do poder público e da sociedade civil. Os integrantes governamentais foram indicados pelas pastas responsáveis pelas áreas de Igualdade Racial, Criança e Adolescente, Cultura e Economia Criativa, Esporte, Juventude, Educação, Direitos Humanos, Saúde, Habitação, Mulheres e Segurança Pública. A representação da sociedade civil foi definida por meio de processo seletivo, que convocou entidades, instituições, organizações não governamentais (ONGs), associações e outras que tenham atuação em prol da igualdade racial.

 

 

Telefone: 61-3213-0692 

E-mail: codipir@sejus.df.gov.br

Endereço: SAAN, Quadra 01, lote C, 3° andar