Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
1/10/23 às 7h57 - Atualizado em 1/10/23 às 7h59

É hoje: eleição para conselheiros eleitorais é neste domingo  

Cidadãos irão escolher 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes para atuar em prol de crianças e adolescentes

 

Thaís Rohrer  – Ascom-Sejus/DF

 

Votação começou | Fotos: Sou Gomes/Sejus-DF

O dia da votação chegou! A população pode escolher os membros do Conselho Tutelar do Distrito Federal para o quadriênio 2024/2027 neste domingo, 1º de outubro, das 8h às 17h. São 146 locais de votação espalhados por todas as regiões administrativas do DF. Confira a lista.

 

“Hoje é o grande dia da população exercer seu papel cidadão e participar dessa eleição. O voto é facultativo, mas a colaboração da sociedade é fundamental para que sejam escolhidos membros efetivos de cada comunidade. Um conselho tutelar forte é fundamental para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes”, ressalta a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.

 

O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), vinculado à Secretaria de Justiça do DF (Sejus-DF), está conduzindo o processo eleitoral. São 1.268 candidatos aptos a serem votados. Serão escolhidos 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes.

 

O dia da eleição começa, às 7h, com o processo da zerésima (antes do início da votação). É impresso um comprovante mostrando que a urna eletrônica não tem votos para nenhum dos candidatos (ou “zero voto”). A zerésima é um mecanismo de auditoria adotado pela Justiça Eleitoral para garantir a segurança e a transparência de cada eleição.

 

No domingo não é permitida a propaganda de boca de urna, que significa a atuação de cabos eleitorais e demais ativistas junto aos eleitores que se dirigem à seção eleitoral para pedir votos para seu candidato.

 

Como votar

 

Os cidadãos poderão votar nos candidatos de sua preferência, apresentando documento oficial com foto ou o e-título. A pessoa só poderá votar no candidato da região administrativa em que seu título está cadastrado.

 

Os números dos candidatos estão separados por região administrativa e podem ser consultados no link.

 

O local de votação do eleitor pode ser verificado aqui. A Sejus-DF vai disponibilizar em todos os locais de votação a lista dos candidatos e a respectiva numeração. Em cada unidade de votação também estará disponível o nome dos eleitores que podem votar naquele lugar.

 

As administrações regionais também terão uma lista com os locais de votação e nome dos candidatos daquela região administrativa para facilitar a consulta daquelas pessoas que desejam votar, mas não possuem acesso à internet para consulta de informações.

 

Apuração e resultado

 

A eleição inicia às 8h e é encerrada às 17h. Ao término da votação, cada administrador de local (um em cada escola) vai entregar as mídias de resultado para que os responsáveis de veículos as levem até a escola de totalização de votos da sua respectiva região administrativa.

 

Cada escola de totalização possui agentes de transmissão treinados para encaminhar as informações das mídias com o resultado preliminar dos candidatos eleitos da região para o comitê de acompanhamento das eleições, que estará no Palácio do Buriti durante todo o dia. O resultado da totalização de votos da eleição está previsto para ser divulgado a partir de 20h.

 

Primeiro são recolhidas as mídias de resultados nas unidades de votação para serem encaminhadas para a escola de totalização da sua região. Também no domingo, são recolhidas as urnas e encaminhadas para a escola de totalização. Na segunda-feira (2/10), as urnas serão recolhidas e entregues no galpão do TRE.

 

O resultado oficial dos eleitos, na terça-feira (3/10), por meio do Diário Oficial do DF (DODF).

Governo do Distrito Federal