Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
18/09/23 às 13h37 - Atualizado em 18/09/23 às 14h17

Eleição para conselheiro tutelar: veja como consultar o local de votação e os números dos candidatos

Confira o passo a passo e não deixe de participar da votação. Ao todo, serão escolhidos 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes

 

Da Redação – Ascom-Sejus/DF

 

| Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A eleição para escolha dos membros do Conselho Tutelar do Distrito Federal para o quadriênio 2024/2027 está chegando, dia 1º de outubro. Confira o passo a passo para conferir seu local de votação e também para pesquisar os candidatos e seus respectivos números.

 

O processo seletivo é conduzido Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). Ele é dividido em quatro fases, e vai escolher 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes.

 

Como verificar seu local de votação

 

O primeiro passo é acessar o link do Formulário de consulta de local de votação e digitar o número do título de eleitor. Após esse processo, estará disponível o lugar em que o eleitor deverá se dirigir no dia 1º de outubro, portando documento com foto ou e-título.

 

O eleitor só poderá votar na cidade onde o título está cadastrado e em um candidato dessa região administrativa.

 

Conheça os candidatos

 

A lista completa dos candidatos que estão concorrendo ao cargo de conselheiro tutelar pode ser verificada neste link. Basta marcar a região administrativa de interesse para aparecer todas as fotos dos candidatos, com os respetivos números.

 

Fases do processo seletivo

 

O processo seletivo é dividido em quatro fases. A primeira etapa ocorreu no dia 18 de junho, com a aplicação da prova objetiva para os candidatos. Já o resultado definitivo da segunda fase foi divulgado no dia 28 de julho. Essa etapa teve caráter eliminatório e incluiu a análise de documentação.

 

A terceira fase é a eleição dos candidatos, que será dia 1º de outubro. Os cidadãos poderão votar nos candidatos de sua preferência, apresentando documento original com foto ou o e-título.

 

A quarta e última etapa será o curso de formação inicial dos eleitos, com data a ser divulgada posteriormente.

Governo do Distrito Federal