2ª edição do evento tem atividades nos dias 8 e 9 de novembro, no Espaço Cultural Renato Russo
Thaís Rohrer – Ascom-Sejus/DF
| Foto: Divulgação/Sejus-DF
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) segue com valorização da arte na atuação com os socioeducandos. Neste ano, a 2º edição do Festival de Cultura e Lazer para os adolescentes e jovens do Sistema Socioeducativo será nos dias 8 e 9 de novembro, no Espaço Cultural Renato Russo, localizado na 508 Sul. O tema escolhido é “Orgulho Negro” e ocorre das 9h às 12h e das 14h às 17h.
O objetivo é incentivar as práticas culturais desenvolvidas por socioeducandos com apoio dos servidores do Sistema Socioeducativo. A ideia é fortalecer os aspectos psicológico, emocional e social desses adolescentes e jovens.
“A arte tem um papel de transformação social e emocional. Trabalhar esses aspectos é fundamental para o desenvolvimento social do socioeducando, com a proposta de contribuir para sua reinserção na sociedade”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
O Festival conta com palestras, apresentações musicais, performances artísticas, vídeos e debates voltados à temática.
Desde março, foram realizadas atividades pedagógicas nas unidades socioeducativas que tiveram como base o esporte, a cultura e o lazer como objetivos centrais. As ações focaram na temática escolhida para o Festival, e o resultado de alguns desses trabalhos será apresentado durante o evento.
No decorrer dos meses, servidores da Sejus participaram de todo esse processo com os socieducandos a partir do diálogo e do compartilhamento entre saberes acadêmicos e populares, fomentando a produção de conhecimento.
Exposição pode ser visitada
Os interessados poderão conferir os trabalhos desenvolvidos pelos socioeducandos no Espaço Renato Russo até o dia 22 de novembro. São 150 trabalhos artísticos que vão desde telas, desenhos, esculturas, entre outros.