Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/07/24 às 11h32 - Atualizado em 5/07/24 às 11h32

Inscrições para o próximo Casamento Comunitário começam nesta segunda (8)

Edital publicado hoje (5) no Diário Oficial do Distrito Federal traz cronograma de datas, com previsão da cerimônia para 6 de outubro

 

Claudia Diégues, Ascom/Sejus

 

As inscrições para o Casamento Comunitário, programa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), começam nesta segunda-feira (8) e vão até o dia 23 de agosto. O edital nº 5 publicado no Diário Oficial do DF (DODF) desta sexta-feira (5) traz o cronograma da 10ª edição, a segunda de 2024.

 

A Sejus analisará as documentações de 23 a 26 de agosto e, em seguida, direcionará os candidatos aos cartórios de registro civil | Fotos: Jhonatan Vieira, Ascom Sejus

 

Para inscrições, os noivos precisam comprovar que moram no DF e apresentar documentação descrita no item 3.1 do edital (página 59 do DODF). Eles também devem comprovar hipossuficiência, mediante preenchimento de declaração constante no edital (Anexo I).

 

Os documentos e declarações devem ser entregues das 9h às 16h30, entre os dias 8 de julho até 23 de agosto, sempre em dias úteis, em um dos seguintes locais:

 

img-responsiva Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte);

img-responsiva Na Hora | Unidade Rodoviária (Rodoviária do Plano Piloto, plataforma inferior);

img-responsiva Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II);

img-responsiva Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9); e

img-responsiva GDF + Perto do Cidadão em Porto Rico (dias 9 e 10 de agosto).

 

Este é um momento inesquecível e emocionante para os casais, que começam suas jornadas juntos com o suporte da Sejus

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

 

A Sejus analisará as documentações de 23 a 26 de agosto e, em seguida, direcionará os candidatos aos cartórios de registro civil. O Casamento Comunitário ocorrerá à medida em que o número de requerimentos ultrapassar 80 casais, sendo limitado a 100 casais. A data prevista para divulgação dos contemplados é 26 de agosto, nos canais oficiais da Sejus.

 

Definidos os casais, haverá um encontro preparatório destinado aos esclarecimentos sobre o evento e um ensaio geral da cerimônia, agendados previamente para os dias 2 e 3 de outubro. A segunda edição de 2024 do Casamento Comunitário está prevista para o dia 6 do mesmo mês, em local a ser definido.

 

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o programa de Casamento Comunitário desempenha um papel vital no fortalecimento das famílias e na realização de sonhos. “Este é um momento inesquecível e emocionante para os casais, que começam suas jornadas juntos com o suporte da Sejus.”

 

A 2ª edição de 2024 do Casamento Comunitário está prevista para o dia 6 de outubro

 

Dúvidas poderão ser sanadas por meio do e-mail: subdhir@sejus.df.gov.br e/ou do telefone (61) 2244-1347/1349. A Sejus fará atualizações em seus canais de comunicação em casos de alterações ou acréscimos no processo.

 

Confira abaixo o cronograma:

 

img-responsiva Data img-responsiva Evento
8 de julho a 23 de agosto Fase de inscrições
23 a 26 de agosto Análise das documentações
26 de agosto Divulgação da lista dos casais contemplados para o casamento comunitário
28 de agosto a 11 de setembro Entrega das documentações em cartório
2 e 3 de outubro Encontro preparatório destinado aos esclarecimentos e ensaio geral do Casamento Comunitário
6 de outubro Realização do Casamento Comunitário

 

Governo do Distrito Federal