Governo do Distrito Federal
8/02/19 às 16h33 - Atualizado em 8/02/19 às 18h19

Campanha sobre prevenção da gravidez na adolescência

 

 

Dando prosseguimento às ações da campanha da Secretaria de Justiça do Distrito Federal (Sejus) sobre prevenção da gravidez na adolescência, nesta sexta-feira (8/02) foi realizado o ‘Cinefórum’, com exibição de vídeos do projeto ‘DiverSUS’ seguido pela roda de conversa sobre o tema na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

 

A atividade, organizada pela Sejus em parceria com a Secretaria da Saúde, contou com a presença de cerca de 30 adolescentes do Comitê Consultivo de Adolescentes do (CDCA/DF). O evento foi prestigiado também pelo representante do Fundo de População da ONU, Caio Oliveira.

 

A subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes, Adriana Faria, enfatizou a importância da presença dos adolescentes que se dispuseram a discutir a temática. Destacou que eles podem debater e multiplicar o aprendizado para outros adolescentes que não têm a oportunidade de discutir sobre a gravidez precoce.

 

“Repassem o aprendizado para que seja feita a diferença para seus colegas, amigos, vizinhos e para suas próprias famílias. A importância desse evento é a troca que existe ao escutar a realidade de cada um”, foi a mensagem que a subsecretária passou para os participantes.

 

Vídeos

 

Os vídeos mostraram depoimentos de adolescentes que vivenciaram a maternidade e paternidade de forma precoce. Um dos assuntos apontados foi em relação à omissão das famílias que, muitas vezes, não exercem a educação sexual.

 

“É preciso entender a realidade da adolescente grávida. É necessário saber de onde ela é, como é a família, se conhece o método contraceptivo e se tem um posto de saúde perto de casa. São informações básicas que servem para entender as particularidades da vida de cada uma e assim poder oferecer o melhor acolhimento”, afirmou a subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes, Adriana Faria.

 

Carta Compromisso 

 

As ações para a conscientização e prevenção da gravidez na adolescência da Sejus estão acontecendo durante este mês de fevereiro e já foi assinada Carta Compromisso para se estenderem ao longo do ano.  Para o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, “é importante que essas ações sejam sistemáticas, consistentes e continuadas, ao longo do ano, visando à disseminação de informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência”.

Governo do Distrito Federal