A Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), por meio da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo (Subsis), promoveu na última quinta-feira (23) um evento para os jovens atendidos pela Gerência de Atendimento em Meio Aberto (GEAMA), o Projete-se, em Taguatinga. A iniciativa pioneira teve por objetivo facilitar o acesso dos adolescentes e de seus familiares às políticas de educação e profissionalização.
Foram realizadas triagens de demandas dos adolescentes em relação às documentações básicas como carteira de trabalho, emissão de foto 3×4, confecção de currículo, mutirão de inscrição no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), encaminhamento para o Centro de Integração Emprego-Escola (CIEE), além de inscrição em banco de vagas para estágio/mercado de trabalho.
“Iniciativas como essa, fazem parte do trabalho socioeducativo realizado pelas Unidades e tem grande impacto junto aos jovens acompanhados, pois redefine perspectivas e trajetórias, anteriormente limitadas pelo contexto infracional. Há grande interesse e adesão dos jovens nesses projetos”, ressaltou o subsecretário Demontiê Alves. Também foi realizada uma roda de conversa sobre a confecção de currículo e o mundo do trabalho com a participação de aproximadamente 24 adolescentes e seus familiares.