Casais inscritos participaram de encontro de organização e detalhes da 8ª edição
Claudia Diégues e Thais Rohrer – Ascom-Sejus/DF
Expectativa e animação para 8ª edição do Casamento Comunitário | Fotos: Jhonatan Vieira – Ascom -Sejus/DF
Detalhes, informações e animação no encontro de organização para a cerimônia da 8ª edição do Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). A reunião foi na manhã deste sábado (11), na sede do órgão, localizada no prédio da antiga Estação Rodoferroviária.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, resume o sentimento de alegria e satisfação de promover essa ação: “Gente, é real. Acontece! Nosso papel aqui não é só casar vocês com parceria com os cartórios para dar gratuidade no processo ou para garantir a segurança jurídica dessa relação que vocês têm. A gente está aqui para realizar sonhos e realizar do jeito que sonharam, até mais do que imaginaram. Não estamos fazendo apenas a nossa obrigação. Amamos o que fazemos. Planejamos o cuidado com o casal casando, o vestido de noiva, o melhor cenário para foto, enfim, em cada detalhe para eternizar a data. Isso mostra que esse momento é nosso de alguma forma. Dá muito orgulho!”.
A cerimônia do Casamento Comunitário será dia 3 de dezembro e celebrará a união de 50 casais em um dos principais cartões-postais da cidade, o Pontão do Lago Sul. A Sejus organizou a reunião com todos os casais inscritos no Casamento para detalhar como será o grande dia e os próximos passos do processo.
No encontro, os casais também puderam saber como vai funcionar a logística do evento para transporte, cabelo e maquiagem das noivas, ensaio para cerimônia, entre outros.
Casal Dorivânia e Daniel estão pré-selecionados para o grande dia
Ao todo, são 79 casais interessados em participar do Casamento Comunitário. Caso haja desistência ou a anulação do processo seletivo do casal inscrito, serão chamados os candidatos seguintes, respeitada a ordem cronológica de inscrição. A eventual chamada será realizada quando houver tempo hábil para habilitação de casamento junto ao respectivo Cartório de Registro Civil, obedecidos os prazos legais.
Dorivânia da Silva e Daniel Paiva têm seis anos de relacionamento e ficaram sabendo das inscrições para o Casamento Comunitário no evento do GDF Mais Perto do Cidadão no Sol Nascente e se encantaram com a ideia. “Nos inscrevemos porque temos o sonho de nos casar e não tínhamos condições de pagar por esse momento”, conta Dorivânia.
“Estamos ansiosos e animados porque vai ser a realização do sonho com a proposta de um casamento com cerimônia, num espaço legal e com convidados”, completa Daniel.
De 2020 até 2022, foram realizadas sete edições beneficiando 264 casais.
O casal Dáfane Ferreira e Leandro dos Santos foram pré-selecionados e tem o sonho do casamento após seis anos de relacionamento e um filho de 2 anos, Bryan. “Vai ser um momento muito especial, de sonho. Foi uma oportunidade pela facilidade e gratuidade”, conta Dáfane.
A lista dos casais pré-selecionados está disponível. O documento segue o critério de ordem cronológica da inscrição e também outras exigências previstas no Edital nº 09, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal.
Dáfane e Leandro estão animados com a possibilidade da cerimônia no Pontão do Lago Sul
– Confira o vídeo de apresentação exibido na reunião do Casamento Comunitário.
Etapas
O Casamento Comunitário do Distrito Federal de 2023 tem cinco etapas: inscrição; análise das documentações; divulgação do resultado; participação no encontro preparatório e cerimônia de casamento.
Os casais contemplados terão de entregar as documentações no cartório até 17 de novembro. O encontro preparatório e ensaio geral do Casamento Comunitário será no dia 1º de dezembro.