Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/11/21 às 22h09 - Atualizado em 3/11/21 às 22h14

Mês da Consciência Negra: Sejus promove ações de promoção da igualdade racial

Primeira atividade será a posse dos integrantes do Conselho de Promoção da Igualdade Racial, nesta quarta-feira (4), às 10h, no Palácio do Buriti

 

Foto: Jhonatan Vieira

 

 

Para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) realizará durante o mês inteiro ações de promoção da igualdade racial e de combate ao racismo no Distrito Federal. A programação inclui debates com especialistas, eventos com a comunidade, publicação de atos normativos e a divulgação de materiais informativos.

 

A primeira atividade será a posse dos integrantes do Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial (CODIPIR), marcada para esta quinta-feira (4), no Salão Nobre do Palácio do Buriti, às 10h. Formado por representantes do governo e da sociedade civil, o colegiado foi criado este ano para fortalecer os direitos da população negra, dos indígenas e povos tradicionais, além de fiscalizar a execução das ações.

 

“Todos os dias trabalhamos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, desenvolvendo políticas de promoção da igualdade racial. Mas aproveitamos o mês de novembro, em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, para sensibilizar a população e trazer visibilidade para a importância desse tema”, explica a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

 

Após a posse dos conselheiros, a Sejus estará com a Central Única das Favelas (CUFA/DF) na realização do “Dia da Favela”, em Ceilândia. Das 14h às 20h, os moradores dessa Região Administrativa terão uma tarde dedicada à música, cultura e esportes na Estação Cidadania/CEU das Artes na QNR 2, espaço administrado pela Secretaria para a promoção de projetos sociais. O evento conta também com a parceria da Frente Favela Brasil e do Coletivo Cultural Sol Nascente.

 

À frente da coordenação da CUFA de Ceilândia, David Rodrigues destaca a ação como importante via de acesso a oportunidades, autoestima e serviços sociais. “Nossas ações têm como principal objetivo dar voz as estas comunidades. Os trabalhos que desenvolvemos, a nível nacional ou local, nos aproxima da consciência e do orgulho de ser periférico e das garantias que são nossas por direito”, pontua.

 

A programação conta com as participações de Marcelo Café, MC Nego Palozo, Keven Paka, Dj Paulo Sérgio, Mc Crazy, Mano Dhyaga, Débora Glamurosa, Grupo Alto Astral, Dj Ocimar, In the Hood, N Santos (poeta), Cézar Rodrigues, ElaFav (B.Boys), Batalha da Ideia vs Batalha do Terminal, Grafite Kelly, Máfia Norte e Edmar Silva.

 

Programação Semanal – Mês da Consciência Negra

04/11 – Solenidade de Posse dos (as) Conselheiros (as) do Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial – CODIPIR
Local: Salão Nobre do Palácio do Buriti

Horário: 10:00h

04/11 – Dia da Favela
Local: Estação Cidadania CEU das Artes – QNR 2 Ceilândia
Horário: 14:00h às 20:00h