Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/12/22 às 17h16 - Atualizado em 14/12/22 às 17h49

No Dia Internacional do Voluntário saiba como ajudar pessoas no DF

O Dia Internacional do Voluntário é comemorado nesta segunda-feira (5). Para marcar a data a Secretaria de Justiça e Cidadania divulga as vagas da plataforma “Voluntariado em Ação”, que reúne pessoas interessadas em ajudar e entidades que precisam de apoio. Atualmente, o site é considerado uma referência nacional por oferecer quase 500 ações ativas, com mais de 39 mil pessoas cadastradas, para contribuírem com ações sociais de saúde, educação, esporte e lazer. O Dia Internacional do Voluntário foi instituído em 1985, pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo era promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo.

 

O objetivo da plataforma é fortalecer a cultura da responsabilidade social, cidadania, paz social e de pertencimento à identidade, à memória e ao patrimônio público. Estrangeiros que buscam projetos no DF também terão a possibilidade de traduzir o idioma para a sua língua materna. O site também traduz conteúdos digitais para a Língua Brasileira de Sinais, tornando dispositivos mais acessíveis para pessoas surdas.

 

A secretária da pasta relembra que a plataforma também pode ser utilizada para arrecadar doações. “Para beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social a Sejus arrecada agasalhos, brinquedos, livros e cestas básicas. Atualmente, a plataforma conta com mais de 100 campanhas. Quem quiser fazer parte desse universo da solidariedade o site para se cadastrar é o voluntariadoemacao.sejus.df.gov.br Empresas do DF também podem ser voluntárias”, diz.

 

Seja você também um voluntário

 

No momento do cadastro no site voluntariadoemacao.sejus.df.gov.br, o voluntário informa a sua disponibilidade de trabalho, os eixos de atuação e o público de interesse das ações de que gostaria de participar. Com essas informações, a Sejus traça um perfil do voluntário e cruza as competências com as necessidades a serem atendidas por programas e campanhas do Voluntariado em Ação. Se houver compatibilidade, o candidato recebe a oportunidade por e-mail.

Para se cadastrar, clique Aqui

 

Texto: Daniela Uejo – Ascom/ Sejus-DF

Governo do Distrito Federal