Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
14/05/24 às 14h06 - Atualizado em 14/05/24 às 14h06

Novos membros tomam posse no Comitê Intersetorial do Ciamp Rua/DF

Órgão colegiado é vinculado à Sejus e vai atuar no biênio 2024/2025, acompanhando e implementando políticas distritais para a população em situação de rua

 

Aldenora Moraes, Ascom/Sejus

 

Nesta terça (14), no auditório do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), foram empossados os novos membros do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para Inclusão Social da População em Situação de Rua do DF (Ciamp Rua/DF), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial (Subdhir).

 

O Ciamp Rua/DF promove a participação social e contribui para a visibilidade da população em situação de rua, que necessita de ações abrangentes para que possam ter acesso aos direitos

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

 

O Comitê é composto por representantes do poder público e da sociedade civil e os novos membros vão atuar no biênio 2024/2025. São 13 membros e 13 suplentes. Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, “o Ciamp Rua/DF promove a participação social e contribui para a visibilidade da população em situação de rua, que necessita de ações abrangentes para que possam ter acesso aos direitos. A proposta é trabalhar para construir comunidades inclusivas e acolhedoras para todos”, afirma.

 

Um dos membros da sociedade civil empossado nesta manhã, Raul Souza da Costa, representante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, destacou a relevância da atuação do Comitê quanto à implementação de políticas públicas eficazes e inclusivas. “O Ciamp Rua/DF tem como uma das atribuições a fiscalização dos direitos da população de rua porque há violação de direitos. É preciso atenção”, explicou.

 

Recomposição e avanços

 

O Ciamp Rua/DF é uma derivação do Ciamp Rua Nacional e foi originalmente criado pelo Decreto no 33.779/2012 e pelo Decreto nº 43.115/2022, que institui a Política para Inclusão Social da População em Situação de Rua do DF. Em 2023, foi lançado o Edital de Chamamento Público no 02/2002 para recomposição do referido colegiado.

 

O Edital no 10/2023 encerrou o processo seletivo e definiu os membros da sociedade civil para a composição do Ciamp-Rua/DF. A nomeação dos membros foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal, de 23 de abril de 2024.

Governo do Distrito Federal