Governo do Distrito Federal
14/12/21 às 16h26 - Atualizado em 14/12/21 às 17h06

Observatório da Criança reúne dados estatísticos sobre a população infantojuvenil no DF

 

Ferramenta pode contribuir com o monitoramento das políticas públicas desenvolvidas no Distrito Federal

 

 

Como está o acesso das crianças e adolescentes do Distrito Federal à saúde, educação, segurança, alimentação e aos seus demais direitos? Agora, é possível consultar essas informações um único espaço virtual, o Observatório da Criança, disponível no link: https://crianca.sejus.df.gov.br.

 

Instituído pelo Decreto Nº 42.544/2021, publicado em setembro deste ano, o site concentra os principais dados estatísticos relativos às condições de vida dessa população e foi construído pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), com o apoio da Caesb e da Polícia Civil.

 

Antes de completar os 90 dias estabelecidos por decreto para entrar em funcionamento, a plataforma já está no ar com as informações disponíveis para qualquer cidadão. É possível consultar, por exemplo, os índices de crianças desaparecidas, gravidez na adolescência, mortalidade infantil, violência e vulnerabilidade socioeconômica.

 

“Lançamos essa ferramenta para facilitar o acesso de gestores públicos, conselheiros tutelares, estudantes, profissionais da comunicação e da comunidade em geral que tenham interesse em saber como vivem as nossas meninas e meninos no DF”, explica a secretária da Sejus, Marcela Passamani.

 

O Observatório pode ser utilizado por todos os órgãos do Governo do Distrito Federal e organizações da sociedade civil que atuam com este segmento da população. Além disso, pode auxiliar no monitoramento, transparência, controle social e aprimoramento da gestão das políticas públicas.

Governo do Distrito Federal