Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/10/20 às 12h25 - Atualizado em 20/10/20 às 18h21

Outubro Rosa: Escola Sejus divulga vídeo sobre prevenção ao câncer de mama

COMPARTILHAR

 

Para fortalecer o movimento mundial do outubro rosa, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) divulgou, nesta segunda-feira (19), Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, um vídeo na Escola Sejus com dicas para ajudar as mulheres na prevenção a essa doença. O material está disponível no endereço: escola.sejus.df.gov.br, site para acesso à plataforma de cursos on-line da pasta.

 

A gravação foi feita com dois especialistas: o médico mastologista, Dr. Guilherme Dantas, que falou sobre autoexame e a importância do diagnóstico precoce; e a psicóloga do Programa Pró-Vítima da Sejus, Dra. Daniele Felipe de Melo Fernandes, que explicou a necessidade dos cuidados com a saúde mental e de acompanhamento psicológico de mulheres diagnosticadas com câncer de mama.

 

“Queremos contribuir com a saúde das mulheres, levando informação e conscientização sobre o câncer de mama. Sabemos que o conhecimento do nosso próprio corpo é a melhor forma de prevenção, tratamento e cura dessa doença. Por isso, a importância desse vídeo”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

 

Conheça a data: O movimento internacional outubro rosa foi criado no início da década de 1990, nos Estados Unidos, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. E, desde então, reúne ações que acontecem todos os anos neste mês para promover a conscientização do câncer de mama e, agora também, do câncer do colo de útero, além de incentivar a prevenção e os cuidados para um diagnóstico precoce e tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

 

Dados: O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 66.280 novos casos de câncer de mama neste ano. Em 2018, 17.572 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o que reafirma a importância de ações que chamem a atenção das pessoas para o autocuidado e o diálogo com profissionais da área.