13/06/19 às 15h28 - Atualizado em 13/06/19 às 15h28

Posto de atendimento da Sesipe é inaugurado na unidade do Na Hora da Rodoviária

Foi inaugurado nesta quinta-feira (13/6) um Posto de Atendimento da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Sesipe) na unidade do Na Hora localizada na Rodoviária do Plano Piloto.  A ação deu-se através de uma parceria realizada entre a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), por meio da Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão (Na Hora) e a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP).  A iniciativa possibilitará o agendamento de visitas de parentes de detentos do sistema prisional do DF e o atendimento a advogados para a validação de cadastro de entrada nos presídios.

O novo posto vai ampliar o trabalho já realizado no posto do Na Hora do Riacho Fundo I, que funciona desde 2015. De janeiro a maio deste ano foram realizados 13.162 atendimentos. Com a inauguração, a expectativa é dobrar a capacidade de atendimento, proporcionando elevar de 32.600 atendimentos por ano para 65.200 atendimentos anuais.

Para o subsecretário do Na Hora, Tiago Santana, que esteve presente na inauguração, a formalização dessa parceria com a Secretaria de Segurança Pública é muito importante para dar mais dignidade às famílias das pessoas presas no DF.

“O Na Hora é uma ferramenta da cidadania e junto com a Secretaria de Segurança Pública vamos proporcionar mais comodidade e menos burocracia no agendamento para as visitas aos detentos”, afirmou.

O secretário executivo da Secretaria de Segurança do DF, Alessandro Moretti, ressaltou a importância da parceria com a Sejus e destacou a qualidade dos serviços oferecidos pelo Na Hora. “A excelência do atendimento do Na Hora é referência e o Posto do Riacho Fundo foi eleito o melhor na emissão de passaportes em todo o Brasil”, declarou, agradecendo a parceria.

Ao final da cerimônia foi descerrada a placa de inauguração que recebeu o nome de Henrique Honda, em homenagem ao agente penitenciário que morreu em 2015 ao reagir a um assalto. Honda foi um dos idealizadores do Sistema Integrado de Administração Penitenciária (Siapen), que proporcionou a expansão do atendimento aos visitantes nas unidades prisionais.

Parceria – Desde janeiro de 2019 a parceria entre a Sejus e a Sesipe vem implementando diversas medidas que proporcionaram uma verdadeira revolução no atendimento aos visitantes do Sistema Penitenciário. Graças a esse trabalho conjunto, por meio dos Agentes de Atividades Penitenciárias do Núcleo de Informática, todo o processo de realização de visitas foi informatizado e realizado por meio de retirada de senha via internet, trazendo mais conforto para os usurários do serviço e segurança para as Unidades Prisionais.

AGENDAMENTOS – Para atendimento nos Postos das Unidades do Na Hora (Riacho Fundo I ou Rodoviária) os visitantes deverão realizar agendamento no site da Sesipe (http://visita.sesipe.df.gov.br) onde poderão escolher o dia e horário que serão atendidos, não precisando mais enfrentar filas. Com isso o tempo de atendimento se restringe a, no máximo, 15 minutos, realidade muito diferente do passado.

ATENDIMENTO AOS ADVOGADOS – Os advogados também poderão validar os seus cadastros junto à Sesipe nos Postos do Na Hora do Riacho Fundo I e da Rodoviária. Além disso, poderão efetivar o cadastro de visitantes dos seus clientes.

A inauguração contou acom a presença do diretor geral do Procon, Marcelo Nascimento, do subsecretário do Sistema Penitenciário do DF, Adval Matos, da procuradora de Prerrogativas da OAB/DF, Ana Ruas, do gerente da Unidade do Na Hora na Rodoviária, Waldeci Barros da Silva, além de agentes penitenciários, dentre outros.