A segunda turma de profissionais do Sistema Socioeducativo da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) foi capacitada nesta quinta-feira, 28/11, no curso “Procedimentos e cuidados em situação de risco de suicídio”. O curso tem por base o protocolo de prevenção e atenção ao suicídio das unidades de Atendimento Inicial, Internação e Internação Provisória do sistema e foi lançado em setembro pela Sejus. A próxima turma do curso ocorrerá no dia 10/12/2019.
O protocolo de prevenção e atenção ao suicídio é um dos produtos do Plano de Prevenção do Suicídio do Sistema Socioeducativo, cujo objetivo é ampliar e fortalecer estratégias de prevenção do suicídio no Sistema Socioeducativo do Distrito Federal. Elas se dão mediante ações de promoção da saúde, intervenção em crise e educação; capacitação profissional; monitoramento de dados e informações e articulação com outros serviços e políticas intersetoriais.
Atuar na promoção de saúde mental dos adolescentes e na capacitação dos profissionais para a realização de ações preventivas e interventivas é fundamental para reduzir os índices de tentativas de suicídio entre adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação.
Não só o protocolo, como também a capacitação visam fornecer informações sobre o suicídio aos profissionais que atuam nas unidades, de forma a instrumentalizá-los na identificação de adolescentes em risco e a orientá-los em relação à conduta e manejo dessas situações.