Foto: Agência Brasília
Por: Daniela Uejo/Ascom-Sejus-DF
O Comitê Consultivo de Adolescentes do CDCA se reuniu, com o apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), para discutir o abuso, a exploração sexual e o trabalho infantil. Os adolescentes produziram materiais informativos e de orientação sobre a importância dessa temática como forma de conscientização.
“A Secretaria de Justiça e Cidadania reconhece a importância do protagonismo de adolescentes como exercício do direito fundamental à participação que pode se dar na vida política, nos espaços de construção da cidadania e nas políticas públicas para a melhoria de suas vidas e de suas comunidades”, explica a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
O Comitê é um coletivo formado por até 32 adolescentes, com idades entre 12 e 17 anos, e tem como objetivos: garantir o exercício da participação social; aproximar as políticas públicas da realidade das crianças e adolescentes; e apoiar o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal – CDCA/DF nas suas discussões.
Foram retomadas a atividade do Comitê Consultivo de Adolescentes do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescentes CDCA/DF. As crianças e os adolescentes têm o direito de serem ouvidos e suas expressões/manifestações serem levadas em conta e a sério.
“Esse espaço de participação formal dentro do CDCA/DF demonstra a importância que o DF confere ao protagonismo de adolescentes e desde 2014 vem consolidando essa diretriz na prática diária do Conselho, sabemos que ainda temos muitos desafios pela frente, pois a participação dos adolescentes é um direito fundamental que precisa ser assegurado”, ponderou o presidente do CDCA/DF, Cleidison Figueredo dos Santos.
Clique aqui para acessar textos dos adolescentes
Onde denunciar
Fique atento aos direitos das nossas crianças e adolescentes e, em caso de suspeita e/ou de violações, denuncie.
Disque 125 Este é um canal local para registro e encaminhamento de denúncias, bem como presta informações à população sobre temas relacionados aos direitos de crianças e adolescentes.
Disque 100 – Para casos de violações de direitos humanos, o disque 100 é um dos meios mais conhecidos. Aliás, as denúncias podem ser feitas de forma anônima para casos de violações de direitos humanos.