A Secretaria de Justiça e Cidadania divulga o anuário Estatístico do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal 2020/2021. O documento apresenta dados do sistema socioeducativo do DF e analisa suas ações durante os dois primeiros anos de pandemia.
Há também a análise do perfil sociodemográfico dos adolescentes, relacionando-os com a população do DF, além de informar dados sobre a mudança na ocupação das vagas do Sistema.
“Com essa publicação, a Sejus tema oportunidade de reafirmar seu compromisso com a transparência da execução da política pública e com a sistematização e publicização de dados relevantes para a garantia dos direitos e para a continuidade das ações de atenção e responsabilização aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no DF”, pontua a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Seguindo a tendência nacional e utilizando dados das Delegacias da Criança e do Adolescente, o documento examina 5 anos de série histórica de movimentação dos adolescentes que entram e saem do Sistema, discutindo a redução da população nas medidas socioeducativas.
As possibilidades de análise e correlação das informações geradas pelo sistema socioeducativo são fonte inesgotável de reflexão crítica e auxilia os atores da socioeducação, pesquisadores e demais interessados no tema na elaboração de ferramentas de atuação e de estratégias de superação das dificuldades que se imprimem na rotina de quem se debruça sobre o fazer socioeducativo.
Daniela Uejo – Ascom/ Sejus-DF